Como fazer streaming no Windows 10 sem instalar nada

Veja como transmitir o gameplay do computador na Internet de forma nativa, sem precisar de programas adicionais

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Computadores com Windows 10 podem fazer transmissões online de jogos ou apps abertos pelo usuário, desde que rodem a versão Creators Update. A atualização chegou há alguns meses para PC e traz como uma das novidades a barra de jogos, que envia uma captura em tempo real da tela da máquina para a Internet. Por meio da plataforma Mixer, uma espécie de YouTube para gamers de PC e Xbox, é possível fazer streaming do gameplay e interagir com a audiência. Veja no tutorial como usar o recurso de transmissão ao vivo sem baixar nenhum programa extra.

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Como configurar

Passo 1. Acesse as configurações do Windows 10 no Menu Iniciar.

Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione a opção “Jogos”.

Selecione o menu de Jogos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione o menu de Jogos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione o menu de Jogos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. No menu lateral “DVR de jogo”, clique em “Abrir pasta” para selecionar o diretório onde as gravações de tela do computador ficarão guardadas. Abaixo, em “Gravar isto”, determine o tempo máximo de captura permitido. O recurso é importante para evitar que o HD lote de maneira desnecessária. Sempre que o limite for alcançado, o Windows irá descartar o material mais antigo.

Escolha a pasta de armazenamento e o tempo limite das gravações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Escolha a pasta de armazenamento e o tempo limite das gravações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha a pasta de armazenamento e o tempo limite das gravações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Role a página para “Áudio gravado” e vire a chave para permitir a captura de áudio do jogo. Se quiser falar durante o streaming, não esqueça de deixar desmarcada a caixa “Gravar somente áudio do jogo”.

Gerencie o áudio durante as transmissões no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Gerencie o áudio durante as transmissões no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Gerencie o áudio durante as transmissões no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Selecione a qualidade do vídeo. Apenas opte por 60 quadros por segundo se o PC for potente o suficiente para suportar o streaming e a jogatina ao mesmo tempo. Caso contrário, mantenha na opção padrão de 30 fps. A mesma dica vale para a qualidade da imagem, que deve ser mantida no padrão se o seu computador não tiver uma placa gráfica avançada.

Mantenha a qualidade do vídeo no padrão do Windows 10 se o seu PC não for dos mais potentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Mantenha a qualidade do vídeo no padrão do Windows 10 se o seu PC não for dos mais potentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mantenha a qualidade do vídeo no padrão do Windows 10 se o seu PC não for dos mais potentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Por último, abra o aplicativo Xbox no computador e faça login na sua conta da Xbox Live. Se ainda não tiver um perfil, crie um novo.

Faça login na sua conta do Xbox Live no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login na sua conta do Xbox Live no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login na sua conta do Xbox Live no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como transmitir e assistir

Passo 1. A qualquer momento, quando um jogo estiver ativo na tela, pressione as teclas Windows+G para abrir a barra de jogos. Clique no botão indicado na imagem para iniciar a ferramenta de transmissão.

Abra a barra de jogos durante um gameplay no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra a barra de jogos durante um gameplay no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra a barra de jogos durante um gameplay no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na janela pop-up, escolha se deseja ativar seu microfone ou câmera durante o streaming. Em seguida, clique em “Iniciar transmissão” para começar a mostrar o seu gameplay online.

Configure microfone de câmera e comece a transmitir no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Configure microfone de câmera e comece a transmitir no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure microfone de câmera e comece a transmitir no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para assistir à jogatina no Mixer, clique em “Visitar este canal de transmissão”. Depois, basta compartilhar o link com os amigos.

Acesse o seu canal do Microsoft Mixer para assistir ao streaming no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o seu canal do Microsoft Mixer para assistir ao streaming no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o seu canal do Microsoft Mixer para assistir ao streaming no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

MAIS DO TechTudo