Por Paulo Alves, para o TechTudo


Smartphones que rodam Android, especialmente os mais baratos, costumam apresentar a incômoda mensagem “Há pouco espaço de armazenamento”, após certo tempo de uso. Celulares de baixo custo sofrem mais com o problema por conta da memória limitada: um aparelho com 16 GB de armazenamento, atualmente, tende a esgotar o espaço em poucos meses depois do primeiro uso.

A Google Play traz uma oferta grande de aplicativos que limpam a memória de forma automatizada, mas eles nem sempre podem ser baixados na hora por conta da limitação de memória. Por isso, é importante tomar providências manualmente para liberar gigabytes sem precisar instalar nada. Veja sete dicas para recuperar memória no Android.

Android: cinco dicas para ganhar mais espaço no celular

Android: cinco dicas para ganhar mais espaço no celular

Limpe a cache do Instagram

A cache é uma memória temporária armazenada por aplicativos no celular que pode ocupar um espaço valioso. Apps pesados e usados com muita frequência podem acumular vários megabytes inúteis, que não fazem falta para o funcionamento. O Instagram é um dos apps que podem ser vilões por conta das fotos e vídeos baixados ao longo do tempo e, por isso, deve ser um dos primeiros a passarem por uma limpeza.

Passo 1. Acesse as configurações de aplicativos e busque pelo Instagram na lista de apps instalados.

Encontre o Instagram na lista de apps instalados — Foto: Reprodução/Paulo Alves Encontre o Instagram na lista de apps instalados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Encontre o Instagram na lista de apps instalados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Acesse o menu “Armazenamento” e, na tela seguinte, toque em “Limpar cache”.

Limpe a cache do Instagram — Foto: Reprodução/Paulo Alves Limpe a cache do Instagram — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe a cache do Instagram — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe a cache do Facebook

O mesmo procedimento pode ser realizado no Facebook, que também costuma reunir uma grande quantidade de dados temporários. Selecione o app e apague a cache para liberar memória. Outra opção é desinstalar completamente o programa e usar a versão mais leve Facebook Lite como alternativa.

Limpe a cache do Facebook — Foto: Reprodução/Paulo Alves Limpe a cache do Facebook — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe a cache do Facebook — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Exclua aplicativos grandes pouco usados

Ainda na tela de aplicativos, aproveite para encontrar os programas grandes demais e que você não usa com frequência. Abra o menu superior e selecione “Ordenar por tamanho”. Depois, encontre um aplicativo nas primeiras posições cuja ausência não será sentida. Abra os detalhes e toque em “Desinstalar”.

Desinstale aplicativos grandes demais — Foto: Reprodução/Paulo Alves Desinstale aplicativos grandes demais — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Desinstale aplicativos grandes demais — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova vídeos baixados do Netflix

Filmes e séries baixados no app da Netflix podem consumir muito armazenamento, então é importante lembrar de removê-los depois de assistir.

Passo 1. Acesse o menu lateral e toque em “Meus downloads”. Em seguida, toque no lápis no topo da tela para editar a lista.

Acesse a lista de vídeos baixados no app da Netflix — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse a lista de vídeos baixados no app da Netflix — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a lista de vídeos baixados no app da Netflix — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Marque a série ou filmes que você deseja excluir e toque na lixeira para remover todo o conteúdo de uma vez. Abaixo, verifique o número de megabytes recuperados na operação.

Remova vários episódios da mesma série — Foto: Reprodução/Paulo Alves Remova vários episódios da mesma série — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova vários episódios da mesma série — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova músicas do Spotify

Playlists do Spotify também podem ser removidas temporariamente para liberar espaço. Há duas formas de fazer: ou você encontra as playlists ou álbuns e vira, manualmente, a chave “Baixadas”, ou exclui de uma vez todos os dados offline nas configurações do app. A segunda providência é a mais simples. Na aba “Sua biblioteca”, toque no símbolo de engrenagem no topo e procure pelo item “Apagar cache e dados salvos”.

Remova todos os dados baixados do Spotify, incluindo músicas e playlists — Foto: Reprodução/Paulo Alves Remova todos os dados baixados do Spotify, incluindo músicas e playlists — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova todos os dados baixados do Spotify, incluindo músicas e playlists — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça backup de fotos e vídeos

O Google Fotos é um serviço que oferece espaço ilimitado para fotos (de até 16 MP) e vídeos (até Full HD) na nuvem. Em celulares Android, o aplicativo faz o backup automático dos dados do usuário e pode incluir até o conteúdo recebido no WhatsApp.

Passo 1. Por padrão, o Google Fotos armazena online só as fotos e vídeos da câmera. Acesse o menu lateral “Pastas do dispositivo” e ligue a chave de backup dos diretórios “WhatsApp Images” e “WhatsApp Videos”.

Inclua o WhatsApp no backup do Google Fotos — Foto: Reprodução/Paulo Alves Inclua o WhatsApp no backup do Google Fotos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Inclua o WhatsApp no backup do Google Fotos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Aguarde o fim do backup na tela principal. Depois, toque no botão “Liberar” para apagar todas as fotos e os vídeos que já foram guardados na nuvem. O Google Fotos mostra na hora o espaço recuperado.

Faça backup e libere espaço na memória do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves Faça backup e libere espaço na memória do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça backup e libere espaço na memória do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe arquivos pesados com o Files Go

Depois de limpar cache e fazer backup, o smartphone tende a oferecer espaço suficiente para instalar o Files Go. O aplicativo do Google pode ser uma alternativa final para identificar e remover arquivos pesados que restaram no celular.

Passo 1. O app mostra conteúdo do WhatsApp que pode ser apagado, como as mídias enviadas e vídeos grandes demais. Toque para limpar. O mesmo vale para arquivos baixados na pasta Downloads. Nos dois casos, você pode selecionar manualmente só o que deseja excluir.

Use o FIles Go para apagar arquivos inúteis — Foto: Reprodução/Paulo Alves Use o FIles Go para apagar arquivos inúteis — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Use o FIles Go para apagar arquivos inúteis — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. O Files Go também rastreia lixo eletrônico acumulado por outros apps, além de Instagram e Facebook, que você já limpou. Acesse a ferramenta “Arquivos de app temporários”, selecione os apps e remova dados inúteis do celular. O programa informa a quantidade de memória liberada ao final de cada procedimento.

Apague dados de apps para ganhar mais espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves Apague dados de apps para ganhar mais espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Apague dados de apps para ganhar mais espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como aumentar a memória interna do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo