Como saber se seu navegador está protegido contra minerador de bitcoin

Site do Opera faz verificação e informa se computador do usuário está vulnerável

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Opera disponibiliza um serviço que testa se o navegador está protegido contra mineradores de bitcoin. Apesar de polêmica, o uso de scripts para a mineração de moedas virtuais não é proibida e tem se tornado cada vez mais comum. Alguns sites executam os programas em segundo plano, muitas vezes, sem conhecimento dos usuários. Ao fazer isso, consomem capacidade de processamento e energia do computador, deixando o sistema lento e prejudicando o acesso à Internet. No caso de notebooks, a autonomia da bateria pode ser comprometida ao visitar sites que usam ferramentas de mineração.

Confira, nas dicas a seguir, como descobrir se o seu navegador está protegido contra um bloqueador de mineradores e, caso não esteja, saiba como evitá-los.

Aprenda a verificar se o seu navegador está protegido contra mineradores de bitcoin (Foto: Reprodução/Benoit Tessier/Reuters) Aprenda a verificar se o seu navegador está protegido contra mineradores de bitcoin (Foto: Reprodução/Benoit Tessier/Reuters)

Aprenda a verificar se o seu navegador está protegido contra mineradores de bitcoin (Foto: Reprodução/Benoit Tessier/Reuters)

Passo 1. Acesse o site de verificação do Opera (cryptojackingtest.com) a partir de qualquer navegador, como o Chrome, Firefox ou Microsoft Edge. Clique em "Start". Aguarde até que o teste seja realizado;

Verificando se o seu navegador está protegido (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando se o seu navegador está protegido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Verificando se o seu navegador está protegido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Quando a verificação terminar, o resultado será exibido na tela. A mensagem "You're protected" significa que o seu navegador está protegido.

Mensagem informa que navegador está protegido (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Mensagem informa que navegador está protegido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Mensagem informa que navegador está protegido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como se proteger

Caso o seu navegador esteja vulnerável a mineradores de bitcoin, veja como instalar um bloqueador. As dicas valem para usuários de Chrome, Firefox e Microsoft Edge. No Chrome, as extensões No Coin e No Mining também podem ser adicionados ao navegador para evitar a mineração. Se você usa o Opera, é possível ativar o bloqueio nativo do navegador sem precisar instalar nada.

Aproveite as dicas para impedir que sites minerem Bitcoins, Monero, Ethereum, Litecoin e outros tipos de moedas virtuais no computador sem a sua autorização.

Como investir em Bitcoins e por quê? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo