Como usar respostas automáticas no WhatsApp Business

Mensageiro mais usado do Brasil ganhou versão empresarial.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O WhatsApp Business, versão empresarial do mensageiro mais popular do Brasil, possui ferramentas para automatizar respostas. É possível configurar uma mensagem automática de boas vindas ou ausência e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão. Para usar o aplicativo, não é necessário possuir um CNPJ ou pagar taxas.

Confira, no passo a passo a seguir, como configurar as ferramentas de mensagem do WhatsApp Business. O aplicativo, no momento, está disponível apenas para usuários de Android e não há previsão de lançamento de uma versão para iPhone (iOS).

Aprenda a criar e configurar o perfil no WhatsApp Business (Foto: Helito Bijora/TechTudo) Aprenda a criar e configurar o perfil no WhatsApp Business (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Aprenda a criar e configurar o perfil no WhatsApp Business (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Toque sobre o botão de menu, no canto superior direito da tela. Em seguida, toque em "Configurações".

Acesse as configurações do WhatsApp Business (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do WhatsApp Business (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do WhatsApp Business (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Vá em "Configurações da empresa" e toque em "Mensagem de ausência".

Ativando mensagem de ausência (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando mensagem de ausência (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando mensagem de ausência (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Ative a opção "Mensagem de ausência". Para editar mensagem padrão, toque sobre o ícone do lápis. Em seguida, digite o texto desejado e toque em "OK".

Personalizando mensagem de ausência (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Personalizando mensagem de ausência (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Personalizando mensagem de ausência (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque em "Enviar sempre" para selecionar quando a mensagem deve ser enviada. Selecione a opção desejada e, por fim, toque em "Salvar".

Selecione quando a mensagem deve ser enviada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione quando a mensagem deve ser enviada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Selecione quando a mensagem deve ser enviada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Voltando às configurações da empresa, toque em "Mensagem de saudação". Ative o recurso em "Enviar mensagem de saudação" e toque sobre o ícone do lápis para editar o texto padrão.

Ativando mensagem de saudação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando mensagem de saudação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando mensagem de saudação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Digite a mensagem desejada e toque em "OK". Agora, toque em "Salvar".

Personalizando mensagem de saudação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Personalizando mensagem de saudação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Personalizando mensagem de saudação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Em "Respostas rápidas" você pode criar atalhos para enviar mensagens padrão. Toque sobre o "+", no canto inferior direito da tela, para criar um novo atalho.

Criando respostas rápidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Criando respostas rápidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Criando respostas rápidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Digite a mensagem e, logo abaixo, o atalho desejado e toque em "Salvar". Na tela de bate-papo, basta digitar "/" e selecionar a resposta rápida. O texto será preenchido e poderá ser enviado normalmente.

Digite a mensagem e o atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite a mensagem e o atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Digite a mensagem e o atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para criar respostas automáticas e atalhos para mensagens no WhatsApp Business.

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

Campanha no WhatsApp com plano grátis da Unimed é golpe? Usuários comentam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo