Gboard: como usar palavras aprendidas no teclado de outros celulares

Passo a passo para configurar o seu dicionário pessoal do aplicativo e sincronizar palavras na nuvem.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Gboard é um teclado do Google para Android e iPhone (iOS) que oferece várias funções além do app nativo de digitação do celular. Uma delas é a possibilidade de sincronizar palavras escritas pelo usuário na nuvem. O recurso usa a conta Google para salvar todos os termos ausentes originalmente do teclado, mas que são usados com frequência e foram salvos.

Com a função, o usuário pode trocar de celular sem perder gírias e outras expressões ainda não reconhecidas pelo corretor ortográfico. Veja, neste tutorial do TechTudo, como usar palavras aprendidas com outros celulares.

Gboard salva palavras aprendidas na nuvem e torna a mudança de celular mais prática (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Gboard salva palavras aprendidas na nuvem e torna a mudança de celular mais prática (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Gboard salva palavras aprendidas na nuvem e torna a mudança de celular mais prática (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o teclado Gboard em qualquer aplicativo e toque no botão com ícone do Google para abrir mais opções. Toque no menu representado por três pontos para expandir e selecione a engrenagem para acessar as "Configurações".

Acesse as configurações do Gboard no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Gboard no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Gboard no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Nas configurações do Gboard, toque em “Dicionário” e ative a chave no item ”Sincronizar palavras aprendidas”.

Ative a sincronização do dicionário do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ative a sincronização do dicionário do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative a sincronização do dicionário do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Confirme sua escolha tocando em “OK” na janela pop-up. É possível que o teclado peça para fazer login ou confirmar a conta Google a ser usada na sincronização de palavras.

Faça login na conta Google para sincronizar o Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login na conta Google para sincronizar o Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login na conta Google para sincronizar o Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Com a chave ativada, toque em “Sincronizar agora” e confirme a ação no alerta. O Gboard irá começar a enviar suas palavras salvas para a nuvem. Ao instalar o Gboard em um novo celular, os termos serão obtidos novamente e não irão mais acusar erro de ortografia ao digitar.

Sincronize os dados do Gboard com a sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Sincronize os dados do Gboard com a sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Sincronize os dados do Gboard com a sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo