Movie Maker no Windows 10 acabou: saiba usar o substituto Story Remix

Novo programa tem os mesmos recursos da versão clássica e adiciona funções mais elaboradas

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Story Remix é o novo editor de vídeo gratuito do Windows, substituto do Movie Maker. O clássico programa de edição da Microsoft foi descontinuado em janeiro de 2017 e, embora ainda seja possível baixar com um truque, ele não é mais recomendado para usuários de Windows 10. O Story Remix é a alternativa mais moderna e tem mais recursos do que o antigo editor. O programa funciona de forma integrada a novos recursos do sistema operacional, além de ser igualmente grátis e fácil de usar. No entanto, ele não é um programa independente e é encontrado dentro do app Fotos, o que pode confundir os usuários.

A novidade faz parte da atualização Fall Creators, que começou a ser liberada para usuários em outubro. Com ela, o usuário não precisa recorrer a aplicativos de terceiros e ainda evita cair no golpe do Movie Maker. Veja no tutorial como usar os principais recursos do software para vídeos amadores.

Story Remix é novo editor de vídeo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft) Story Remix é novo editor de vídeo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Story Remix é novo editor de vídeo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Como acessar

O Story Remix foi planejado inicialmente como um programa independente, mas chegou em versão final no Windows 10 como uma função do aplicativo Fotos. Para abrir o editor de vídeo, é necessário abrir a galeria do computador e selecionar um vídeo para começar a trabalhar.

Passo 1. Abra o aplicativo Fotos no computador com Windows 10 e clique em um vídeo da sua coleção que você gostaria de editar.

Abra um vídeo no app Fotos para começar a editar no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra um vídeo no app Fotos para começar a editar no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra um vídeo no app Fotos para começar a editar no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique no ícone com dois lápis, na parte superior, para exibir o menu de edição do Story Remix. São cinco funções disponíveis: cortar, adicionar câmera lenta, salvar fotos, desenhar e criar um vídeo com efeitos 3D.

Acesse a edição de vídeo do Story Remix no app Fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a edição de vídeo do Story Remix no app Fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a edição de vídeo do Story Remix no app Fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como cortar um vídeo

Ao clicar na opção “Cortar”, o programa exibe duas barras de progresso no começo e no fim do vídeo. Mova para frente ou para trás para selecionar um trecho da gravação. Ao final, clique em “Salvar uma cópia” para cortar.

Corte um vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Corte um vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Corte um vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como deixar um vídeo em câmera lenta

Passo 1. Use a barra central superior para escolher o ponto onde o vídeo ficará mais lento. Por padrão, o editor aplica o efeito Superlento no vídeo.

Aplique efeito de câmera lenta no vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplique efeito de câmera lenta no vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Mova a barra superior para o efeito Mais Lento. O editor passa a mostrar dois cursores na parte inferior. Eles definem o trecho do vídeo que ficará desacelerado.

Aplique uma lentidão menos intensa no vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplique uma lentidão menos intensa no vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Salvar fotos

No modo “Salvar fotos”, o Story Remix permite obter um único quadro de um vídeo e transformar em imagem. Use a barra de rolagem com o mouse ou clique nas setas abaixo para mover frame por frame. Em seguida, clique em “Salvar uma foto”.

Guarde um frame do vídeo em forma de foto com o Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Guarde um frame do vídeo em forma de foto com o Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Guarde um frame do vídeo em forma de foto com o Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desenhar

Passo 1. A função de desenho do editor permite criar linhas e formas dentro de um vídeo. Primeiro, escolha a cor para um dos três tipos de pontas disponíveis. Depois de aplicar o desenho, o editor exibe um pino na posição em que o objeto foi inserido no vídeo. Nessa modalidade, o desenho aparece uma vez e permanece visível até o final.

Escolha um tipo de ponta e uma cor para desenhar no vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Escolha um tipo de ponta e uma cor para desenhar no vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha um tipo de ponta e uma cor para desenhar no vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Para criar um desenho temporário, que aparece no vídeo somente em um determinado trecho, é preciso vincular o objeto a um frame do vídeo. Quando a imagem muda, o desenho some. Para isso, selecione o pino que representa o desenho e clique no ícone em forma de âncora, na barra de opções.

Ancore um desenho a uma porção do vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ancore um desenho a uma porção do vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ancore um desenho a uma porção do vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. A partir daí o rabisco fica atrelado a uma determinada parte da gravação. Quando o vídeo anda, o desenho aparece e desaparece da tela.

Depois de ancorar, um desenho aparece temporariamente no vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Depois de ancorar, um desenho aparece temporariamente no vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como criar um vídeo estilo Movie Maker

Se até agora o Story Remix pareceu muito simples, é porque ele guarda a maioria das funções para o modo “Criar um vídeo com efeitos 3D”. Na prática, essa opção oferece um editor com linha do tempo, na qual você pode adicionar vários clipes e fotos para montar uma criação nova. Além disso, é possível aplicar efeitos com objetos em três dimensões.

Passo 1. Clique em “Adicionar fotos e vídeos” e selecione outros elementos de imagem que deverão compor o vídeo. É possível obter multimídia local ou da Internet.

Importe fotos e vídeos para o editor Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Importe fotos e vídeos para o editor Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Importe fotos e vídeos para o editor Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Arraste fotos e vídeos para a linha do tempo e confira a prévia ao lado, junto com o tempo total do vídeo.

Ao clicar no pequeno número dentro de cada elemento, é possível definir o tempo de exibição da foto ou vídeo. Clique no menu de cada elemento para obter opções individualizadas. É possível cortar e adicionar filtros, textos, movimento (transição) e efeito 3D. Você também pode ajustar o volume de um clipe e remover o item da composição.

Acesse opções de cada elemento do vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse opções de cada elemento do vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse opções de cada elemento do vídeo no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao selecionar uma das opções, o usuário é levado para uma nova tela de edição com opções para modificar um trecho específico do vídeo. Na função de movimento, por exemplo, o Story Remix oferece vários efeitos de transição para aplicar.

Adicione efeitos de transição no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione efeitos de transição no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione efeitos de transição no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Use a ferramenta de temas para aplicar filtros e música automaticamente na edição. Escolha uma opção e o Story Remix faz o trabalho sozinho.

Escolha um tema para editar o vídeo automaticamente no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha um tema para editar o vídeo automaticamente no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na opção “Música”, o usuário pode trocar a faixa de áudio usando uma biblioteca gratuita da Microsoft ou um arquivo próprio.

Adicione uma música à sua criação no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione uma música à sua criação no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione uma música à sua criação no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Por fim, exporte a sua criação e selecione um dos três tamanhos disponíveis: P, M ou G. Após a conclusão, é possível visualizar o resultado no player, localizar o arquivo no computador ou compartilhar diretamente nas redes sociais.

Exporte um vídeo em um dos três tamanhos no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Exporte um vídeo em um dos três tamanhos no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Exporte um vídeo em um dos três tamanhos no Story Remix (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual é o melhor editor de vídeos grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo