Produtividade

Por Helito Bijora, para o TechTudo


O aplicativo do Microsoft OneNote para Android permite usar a câmera do celular para escanear documentos e converter a imagem em um arquivo PDF. A função é útil para quem prefere fazer anotações no papel, mas não abre mão de ter as informações sempre por perto.

Após a conversão, o arquivo é enviado para a nuvem e também pode ser compartilhado, no formato PDF, por email, WhatsApp e outros mensageiros.

OneNote no Android — Foto: Ana Marques/TechTudo OneNote no Android — Foto: Ana Marques/TechTudo

OneNote no Android — Foto: Ana Marques/TechTudo

Passo 1. Abra o OneNote e toque sobre o ícone da câmera. Você também pode fazer isso se estiver dentro de uma nota, para adicionar o documento escaneado à anotação. Em seguida, toque em "Capturar uma foto".

Escaneando documento no OneNote — Foto: Reprodução/Helito Bijora Escaneando documento no OneNote — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Escaneando documento no OneNote — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Fotografe o documento que você quer escanear. Na parte superior da tela estão localizados os controles da câmera. Após capturar a imagem, toque sobre o botão de "check", à direita do ícone da lixeira.

Escaneando documento no OneNote — Foto: Reprodução/Helito Bijora Escaneando documento no OneNote — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Escaneando documento no OneNote — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Caso queira, você pode adicionar anotações abaixo do documento escaneado. Para converter a anotação em PDF, toque sobre o ícone de três pontos localizados no canto superior direito da tela. Depois, toque em "Compartilhar página".

Compartilhando anotação com documento escaneado — Foto: Reprodução/Helito Bijora Compartilhando anotação com documento escaneado — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Compartilhando anotação com documento escaneado — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Selecione "PDF" e, no menu de compartilhamento, escolha o aplicativo ou contato para o qual você quer enviar o documento escaneado. Opte por "Salvar no Drive" para que suas anotações sejam armazenadas na nuvem do Google.

Compartilhando documento em formato PDF — Foto: Reprodução/Helito Bijora Compartilhando documento em formato PDF — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Compartilhando documento em formato PDF — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo