Opera 50 tem proteção contra mineração de bitcoin; veja como ativar

Recurso nativo do navegador bloqueia propagandas e mineradores de moedas digitais

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Opera 50, nova versão do navegador lançado nesta quinta-feira (4), tem um uma função nativa que bloqueia mineradores de moedas digitais, como o bitcoin. Essa prática é usada por alguns sites e funciona em segundo plano, muitas vezes, sem conhecimento do usuário. Embora a manobra não cause riscos ao PC, ela consome processamento e energia do PC e pode deixar o sistema mais lento.

Confira, no tutorial a seguir, como instalar o novo Opera 50 e a evitar a mineração de criptomoedas usando o seu computador. A atualização está disponível gratuitamente para usuários de Windows, macOS e Linux.

Opera 50 é a nova versão do navegador para PC   (Foto: Reprodução/Opera) Opera 50 é a nova versão do navegador para PC   (Foto: Reprodução/Opera)

Opera 50 é a nova versão do navegador para PC (Foto: Reprodução/Opera)

Como atualizar para o Opera 50

Passo 1. Abra o Opera e clique sobre o botão de menu do navegador, no canto superior esquerdo da janela. Em seguida, clique em "Sobre o Opera";

Acesse o menu do Opera e clique sobre a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse o menu do Opera e clique sobre a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse o menu do Opera e clique sobre a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso ainda não tenha atualizado, o download da última versão será iniciado automaticamente. Quando terminar, basta clicar em "Reiniciar agora" para instalar o Opera 50.

Reinicie o navegador para instalar a atualização (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reinicie o navegador para instalar a atualização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reinicie o navegador para instalar a atualização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como ativar a proteção

Passo 1. Acesse as configurações do navegador. Para isso, clique sobre o botão do Opera, no canto superior esquerdo da janela e, no menu que aparece, clique em "Configurações";

Abra as configurações do Opera (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações do Opera (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações do Opera (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, na seção "Bloqueador de anúncios", ative o item "Bloquear anúncios e navegar na Web até três vezes mais rápido";

Ative o bloqueador de anúncios (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ative o bloqueador de anúncios (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ative o bloqueador de anúncios (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, certifique-se de que a opção "NoCoin" está ativada.

Ativando bloqueador de mineradores (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando bloqueador de mineradores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando bloqueador de mineradores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a ferramenta nativa do Opera para impedir que sites minerem bitcoin no seu computador.

Dicas para se proteger de ataques de ransomware:

O que é ransomware: cinco dicas para se proteger

O que é ransomware: cinco dicas para se proteger

Por que dividiram o bitcoin em duas moedas? Leia dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo