Roteador Vivo Box: como bloquear pessoas conectadas na sua rede Wi-Fi

Usuário pode cadastrar apenas dispositivos conhecidos para bloquear intrusos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Vivo Box conta com um filtro de endereços MAC – combinação única de letras e números usada para identificar o hardware de um computador, tablet ou celular. A ferramenta é útil para controlar os dispositivos autorizados a acessarem a rede Wi-Fi. O usuário pode cadastrar apenas os aparelhos eletrônicos que possui e, dessa forma, bloquear intrusos.

Confira, no passo a passo a seguir, como ativar e configurar o filtro de endereço MAC no roteador da Vivo. O procedimento é realizado pela página de administração do Vivo Box, que pode ser acessada em qualquer navegador, pelo PC ou smartphone.

Aprenda a liberar portas no roteador Vivo Box (Foto: Helito Bijora/TechTudo) Aprenda a liberar portas no roteador Vivo Box (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Aprenda a liberar portas no roteador Vivo Box (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página de administração do roteador. Caso não saiba o endereço, você pode usar o comando "ipconfig", no Prompt de Comandos, e anotar o IP que aparece em "Gateway Padrão";

Descobrindo o endereço IP do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Descobrindo o endereço IP do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Descobrindo o endereço IP do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da página de administração, clique em "Configurações" e, em seguida, em "Rede Wi-Fi 2.4 GHz";

Acesse as configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Entre com o nome de usuário e senha do roteador. Por padrão, o login é "admin" e a senha é "vivo12345";

Faça login para editar as configurações (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Faça login para editar as configurações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Faça login para editar as configurações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na guia "Avançado", selecione a opção "Habilitada", à direita de "Filtro de MAC";

Ativando o filtro de endereços MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o filtro de endereços MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o filtro de endereços MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Agora, na seção "Endereço MAC", digite o código do dispositivo que você quer autorizar e clique em "Permitir". Você pode selecionar o aparelho em "Hostname", caso ele esteja conectado à rede;

Adicionando um dispositivo à lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicionando um dispositivo à lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Adicionando um dispositivo à lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Futuramente, caso queira excluir um dispositivo da lista e impedi-lo de se conectar à rede Wi-Fi, volte às configurações do roteador, localize o aparelho e clique sobre o ícone da lixeira.

Removendo um dispositivo da lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Removendo um dispositivo da lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Removendo um dispositivo da lista (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para permitir que apenas dispositivos conhecidos se conectem à sua rede Wi-Fi no roteador Vivo Box.

MAIS DO TechTudo