Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Windows Explorer, gerenciador de arquivos do sistema da Microsoft, pode travar ou parar de responder sem motivo aparente. Nessas situações, o programa não abre ou fecha do nada, e impede que o usuário acesse suas fotos, vídeos, documentos e outros arquivos armazenados no computador. Boa parte dos casos de pane no Explorador de arquivos está relacionada a modificações feitas por aplicativos instalados pelo usuário e que alteram o menu de contexto (lista que surge ao clicar com o botão direito do mouse). Veja no tutorial a seguir como resolver a falha no Windows XP ao Windows 10.

Windows 10 Insider Preview é a versão de testes do sistema operacional da Microsoft (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: Zíngara Lofrano Windows 10 Insider Preview é a versão de testes do sistema operacional da Microsoft (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: Zíngara Lofrano

Windows 10 Insider Preview é a versão de testes do sistema operacional da Microsoft (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: Zíngara Lofrano

Remova o histórico

Antes de prosseguir, é importante testar se um conflito no histórico do Explorer está causando a falha. Abra uma janela qualquer no Explorer, clique com o botão direito sobre a barra de endereços e selecione “Excluir histórico”. Se o problema persistir, passe para a solução seguinte.

Remova o histórico do Windows Explorer — Foto: Paulo Alves/TechTudo Remova o histórico do Windows Explorer — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Remova o histórico do Windows Explorer — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Remova extensões do Windows Explorer

Passo 1. Baixe e instale o ShellExView, um programa gratuito que rastreia e identifica todas as modificações realizadas no menu de contexto do Windows Explorer.

Passo 2. Abra o ShellExView e acesse o menu “Options”. Em seguida, clique na opção “Hide all Microsoft extensions”. O programa passará a exibir somente as modificações de aplicativos de terceiros, que foram instalados pelo usuário.

Oculte todos os itens criados pelo sistema — Foto: Paulo Alves/TechTudo Oculte todos os itens criados pelo sistema — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Oculte todos os itens criados pelo sistema — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 3. Tecle Ctrl+A para selecionar todos os itens da lista. Clique em um deles com o botão direito do mouse e escolha a opção “Disable selected items”. Em seguida, se a causa do problema for uma das modificações, o Windows Explorer deve voltar a funcionar normalmente.

Remova as modificações feitas por outros programas — Foto: Paulo Alves/TechTudo Remova as modificações feitas por outros programas — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Remova as modificações feitas por outros programas — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Não funcionou?

Se a remoção de extensões do Windows Explorer não resolveu o problema, ainda é possível recorrer a alternativas. Primeiro, verifique se o Windows Update está configurado para baixar e instalar atualizações automaticamente. Assim, é possível obter o software mais recente da Microsoft.

Se isso também não surtir efeito, alguns usuários relatam em fóruns estrangeiros que é possível resolver movendo o executável do Explorer para a pasta System32 do Windows. É importante lembrar que essa providência pode causar problemas, e só é indicada em último caso e se estiver disposto a encarar o risco.

Passo 1. Acesse a pasta C:\Windows e encontre o item “explorer.exe” (se a extensão .exe não estiver visível, verifique se a descrição diz “Aplicativo”). Clique com o botão direito e copie.

Copie o executável do Explorer — Foto: Paulo Alves/TechTudo Copie o executável do Explorer — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Copie o executável do Explorer — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 2. Acesse a pasta C:\System32 e cole. Clique em “Continuar” para prosseguir.

Cole o executável na pasta System32 — Foto: Paulo Alves/TechTudo Cole o executável na pasta System32 — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Cole o executável na pasta System32 — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Restaure o Windows

Se ainda assim o Windows Explorer seguir falhando, a única solução tende a ser reinstalar o Windows no computador. Se o PC rodar o Windows 10, é possível fazer uma restauração de fábrica sem perder seus arquivos. No Windows 7 e versões anteriores, os itens do HD são perdidos se você não tiver um backup.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como ativar o Windows Defender? Veja no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo