Como enviar e transferir arquivos e vídeos para o Android TV

Aplicativo para o sistema do Google permite transferir itens entre a TV e o celular ou o PC

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Android TV é um sistema do Google que "perde" para o Android tradicional em funções de compartilhamento de arquivos. Por conta de suas limitações, o software de smart TVs e media centers tem poucas opções para enviar e receber vídeos e outros tipos de conteúdo sem a ajuda de cabos. Uma das alternativas disponíveis é usar um aplicativo de gerenciamento para fazer a ponte entre a TV e um notebook ou celular do usuário.

O recurso é útil para mover filmes para a memória interna da televisão ou tirar prints de tela feitos no aparelho. No tutorial, aprenda como fazer transferência de itens usando um dispositivo com Android TV por meio da rede Wi-Fi.

Veja como transferir arquivos entre o Android TV e um celular ou um PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Veja como transferir arquivos entre o Android TV e um celular ou um PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Veja como transferir arquivos entre o Android TV e um celular ou um PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como transferir entre Android TV e celular

Passo 1. Acesse a Google Play no Android TV e busque pelo aplicativo ES File Explorer. Baixe e instale o app gratuitamente no aparelho;

Baixe o Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Baixe o Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Baixe o Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra o app e acesse, no menu lateral, a opção “Sender”. Selecione ao lado se deseja enviar ou receber arquivos de um celular Android;

Ative a função Sender para enviar ou receber arquivos usando o celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ative a função Sender para enviar ou receber arquivos usando o celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative a função Sender para enviar ou receber arquivos usando o celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Baixe e instale o ES File Explorer também no celular Android e certifique-se de que a TV e smartphone estão conectados na mesma rede Wi-Fi. Acesse a função “Sender” no telefone e selecione o sentido oposto de transferência. Escolha o arquivo a ser transferido e toque em “Enviar”;

Envie ou receba arquivos do Android TV no celular com o Es File Explorer (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Envie ou receba arquivos do Android TV no celular com o Es File Explorer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Envie ou receba arquivos do Android TV no celular com o Es File Explorer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione sua Android TV no radar do Es File Explorer e aguarde o fim da transferência;

Envie ou receba arquivos pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Envie ou receba arquivos pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Envie ou receba arquivos pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como transferir entre Android TV e PC

Passo 1. Para obter arquivos do Android TV no PC, use também o ES File Explorer. No menu lateral, selecione a opção “Gestor remoto” e clique em “Ligar”;

Ative o gestor remoto do Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ative o gestor remoto do Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o gestor remoto do Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Anote o endereço do servidor FTP criado pelo aplicativo no seu Android TV;

Es File Explorer cria servidor FTP para exibir arquivos do Android TV no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Es File Explorer cria servidor FTP para exibir arquivos do Android TV no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Es File Explorer cria servidor FTP para exibir arquivos do Android TV no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Acesse o navegador desktop no computador e digite o endereço copiado anteriormente. Você verá uma lista de pastas da sua Android TV. Navegue para encontrar os arquivos desejados. Os prints de tela ficam, por exemplo, no diretório Pictures > Screenshots;

Abra o FTP do Es File Explorer e obtenha os arquivos do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra o FTP do Es File Explorer e obtenha os arquivos do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o FTP do Es File Explorer e obtenha os arquivos do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique sobre um arquivo desejado e mova diretamente para uma pasta do computador para realizar a transferência;

Transfira arquivos do Android TV para o computador pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Transfira arquivos do Android TV para o computador pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para enviar arquivos do PC para o Android TV, use o recurso “LAN” do ES File Explorer e selecione o seu computador na lista de máquinas conectadas na mesma rede;

Use o recurso LAN do Es File Explorer para acessar arquivos do PC no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use o recurso LAN do Es File Explorer para acessar arquivos do PC no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use o recurso LAN do Es File Explorer para acessar arquivos do PC no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Digite nome de usuário e senha que você usa para logar no computador para abrir as pastas do sistema e explorar o conteúdo no Android TV;

Use as suas credenciais do PC para abrir arquivos via Wi-Fi no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use as suas credenciais do PC para abrir arquivos via Wi-Fi no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use as suas credenciais do PC para abrir arquivos via Wi-Fi no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O que você acha do Android TV? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo