Como instalar perfis pessoal e profissional em celular Xiaomi

Recurso nativo permite criar dois perfis no mesmo celular, com aplicativos e dados diferentes; veja como configurar.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

Os celulares da Xiaomi contam com um recurso nativo que permite criar dois perfis diferentes de usuário: um para trabalho e outro para o cotidiano, por exemplo. A função, chamada de Segundo Espaço, é útil para o consumidor que quer ter ambientes completamente diferentes no mesmo smartphone, sem que o conteúdo de um afete o outro.

Se você não sabe como configurar o recurso, siga o passo a passo que o TechTudo preparou com os procedimentos necessários para adicionar outro perfil no seu telefone da Xiaomi. O tutorial foi feito no Redmi Note 4, mas pode ser reproduzido em todos os celulares da marca que utilizam a interface MIUI.

Aprenda a criar um segundo perfil no seu celular da Xiaomi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Aprenda a criar um segundo perfil no seu celular da Xiaomi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Aprenda a criar um segundo perfil no seu celular da Xiaomi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Como configurar dois perfis no celular da Xiaomi

Passo 1. A primeira coisa a ser feita é abrir as configurações do seu celular. Em seguida, procure pela seção "Sistema e Dispositivo" e toque em "Segundo Espaço".

Acesse o recurso nas configurações do celular Xiaomi (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Acesse o recurso nas configurações do celular Xiaomi (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Acesse o recurso nas configurações do celular Xiaomi (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. Toque no botão azul indicado na imagem abaixo e aguarde o sistema ativar o recurso.

Ative a função "Segundo Espaço" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Ative a função "Segundo Espaço" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Ative a função "Segundo Espaço" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Toque em "Continuar" para proseguir com a configuração. Se você quiser proteger o segundo perfil com uma senha, toque em "Definir agora", caso contrário pule a etapa e vá para o "Passo 7".

Prossiga com a configuração tocando em "Continuar" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Prossiga com a configuração tocando em "Continuar" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Prossiga com a configuração tocando em "Continuar" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. Para definir uma senha, desenhe na tela do celular o padrão de desbloqueio e, depois, insira o código novamente. Toque no botão "Confirmar" para salvar as informações.

Cadastre uma senha para proteger o perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Cadastre uma senha para proteger o perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Cadastre uma senha para proteger o perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 5. Também é possível proteger o segundo perfil com a sua impressão digital. Toque em "Definir agora" e coloque o seu dedo sobre o sensor. A digital deve ser diferente da que você tem cadastrada no primeiro perfil.

Defina uma impressão digital para também proteger o segundo perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Defina uma impressão digital para também proteger o segundo perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Defina uma impressão digital para também proteger o segundo perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 6. Pressione várias vezes o seu dedo contra o leitor de digitais até aparecer a mensagem "Adicionada com sucesso". Depois, toque no botão "Concluído".

Posicione o dedo de formas diferentes no sensor (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Posicione o dedo de formas diferentes no sensor (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Posicione o dedo de formas diferentes no sensor (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 7. Selecione as funções que você deseja ativar no novo perfil e, depois, toque em "OK" para finalizar.

Finalize tocando no nome indicado (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Finalize tocando no nome indicado (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Finalize tocando no nome indicado (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Como mudar de perfil no celular da Xiaomi

Passo 1. Existem duas formas diferentes para alternar entre os perfis. A primeira é com a sua impressão digital. Com o celular bloqueado, coloque o seu dedo no sensor que automaticamente o sistema alterna para o perfil no qual aquela digital está cadastrada.

Passo 2. O outro modo pode ser feito com a tela desbloqueada. Na tela inicial do celular, toque sobre o ícone da função "Alternar" ou acesse a barra de notificações e toque em "Ir ao Primeiro Espaço".

Alterne entre os perfis tocando no ícone na tela inicial ou na área de notificações (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Alterne entre os perfis tocando no ícone na tela inicial ou na área de notificações (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Alterne entre os perfis tocando no ícone na tela inicial ou na área de notificações (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Como excluir o segundo perfil no celular da Xiaomi

Passo 1. No segundo perfil, acesse as configurações do seu smartphone Xiaomi e toque sobre o recurso "Segundo Espaço".

Abra as configurações do celular Xiaomi (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Abra as configurações do celular Xiaomi (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Abra as configurações do celular Xiaomi (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. Role a página até o fim e toque na opção "Excluir Segundo Espaço". Confirme a operação tocando no botão "Continuar".

Toque no nome indicado para excluir o segundo perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Toque no nome indicado para excluir o segundo perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Toque no nome indicado para excluir o segundo perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. É possível mover os contatos, fotos, aplicativos e outros arquivos para o primeiro perfil. Selecione os dados que você deseja manter e toque novamente em "Continuar". Por fim, toque no botão "Mover".

Mova os arquivos e delete o perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Mova os arquivos e delete o perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Mova os arquivos e delete o perfil (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

A marca Xiaomi é confiável? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo