Como passar antivírus no pen drive? Veja como limpar o dispositivo

Ação previne que o seu computador seja contaminado

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Passar um antivírus no pen drive ou HD externo é uma medida importante para evitar infectar o computador com vírus. Vários malwares se disseminam através desses acessórios. Por esse motivo, é importante manter um bom programa antivírus instalado no PC. Em teoria, o sistema operacional dev detectar automaticamente a existência de vírus ao conectar um dispositivo externo no computador. Entretanto, caso queira se prevenir, você pode executar uma verificação manual.

Confira, no passo a passo a seguir, como usar o Windows Defender e escanear os arquivos de um pen drive ou HD externo. O antivírus da Microsoft, que é gratuito, vem pré-instalado no Windows 10 e pode ser facilmente acessado em poucos cliques.

Como remover vírus do pen drive

Como remover vírus do pen drive

Passo 1. Abra o Windows Explorer e clique em "Este Computador", na lateral esquerda da janela;

Para acessar seu pen drive, abra o Windows Explorer e clique na pasta Este Computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Para acessar seu pen drive, abra o Windows Explorer e clique na pasta Este Computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Para acessar seu pen drive, abra o Windows Explorer e clique na pasta Este Computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o pen drive e, no menu de contexto, selecione a opção "Verificar com o Windows Defender...";

Abra o menu de contexto do pen drive para acessar a opção "Verificar com o Windows Defender..." (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o menu de contexto do pen drive para acessar a opção "Verificar com o Windows Defender..." (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o menu de contexto do pen drive para acessar a opção "Verificar com o Windows Defender..." (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. A verificação será iniciada. Basta aguardar até a conclusão para descobrir se o pen drive está contaminado ou livre de vírus.

Você pode acompanhar a verificação do pen drive pelo Windows Defender (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Você pode acompanhar a verificação do pen drive pelo Windows Defender (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Você pode acompanhar a verificação do pen drive pelo Windows Defender (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para verificar o pen drive antes de abrir qualquer arquivo e evite contaminar o seu PC.

Como remover vírus do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo