Como personalizar o Facebook com o Social Fixer

Plugin gratuito adiciona ferramenta de edição de imagens completa no navegador do Google

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Social Fixer é um plugin gratuito para Chrome que permite personalizar completamente o Facebook. O usuário pode alterar a fonte dos textos, ocultar posts e até mesmo sumir com funções da rede que não usar para ganhar espaço na tela. O plugin é útil para quem não está satisfeito com algum detalhe e quer tornar o ambiente da rede social mais amigável.

Confira, no tutorial a seguir, como instalar e usar o Social Fixer para personalizar o seu Facebook no computador. As imagens foram feitas no macOS, mas as dicas também valem para usuários de PCs com Windows. Vale lembrar que esse plugin é exclusivo para o navegador do Google.

As opções do Social Fixer for Facebook estão disponíveis em inglês. Veja como instalar o plugin do Google Tradutor e descubra o significado das palavras em qualquer site com apenas um clique.

Aprenda a usar a extensão Social Fixer para personalizar o seu Facebook (Foto: TechTudo/Carolina Ochsendorf) Aprenda a usar a extensão Social Fixer para personalizar o seu Facebook (Foto: TechTudo/Carolina Ochsendorf)

Aprenda a usar a extensão Social Fixer para personalizar o seu Facebook (Foto: TechTudo/Carolina Ochsendorf)

Passo 1. Acesse a Social Fixer for Facebook. Na Chrome Web Store, clique em "Usar no Chrome", e confirme a instalação clicando em "Adicionar extensão";

Baixe o Social Fixer na Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixe o Social Fixer na Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Baixe o Social Fixer na Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Após instalar a extensão, acesse a página do Facebook. Note que o botão do Social Fixer estará no canto superior direito da rede social. Clique sobre ele e, em seguida, selecione a opção "Social Fixer Options" para abrir as configurações;

Acesse as configurações do Social Fixer clicando no ícone no canto superior direito (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do Social Fixer clicando no ícone no canto superior direito (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do Social Fixer clicando no ícone no canto superior direito (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na aba "General", você encontra as opções gerais da extensão. Nesse menu, é possível alterar o comportamento de histórias, comentários, formato de data e hora e muito mais;

Página das opções gerais de configuração do Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Página das opções gerais de configuração do Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Página das opções gerais de configuração do Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. A aba "Hide Posts" permite ocultar publicações com determinadas características. Você pode usar o campo de texto abaixo para adicionar palavras-chave (use uma por linha). Dessa forma, o Social Fixer esconderá postagens relacionadas aos termos escolhidos;

O Social Fixer é capaz de ocultar publicações do Facebook de acordo com a escolha do usuário (Foto: Reprodução/Helito Bijora) O Social Fixer é capaz de ocultar publicações do Facebook de acordo com a escolha do usuário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Social Fixer é capaz de ocultar publicações do Facebook de acordo com a escolha do usuário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Na aba "Filters", é possível criar filtros de publicações que devem ser ocultadas. Você pode clicar em "Create A New Filter" para criar um novo filtro ou usar os filtros pré-configurados abaixo – neste caso, basta clicar em "+";

O Social Fixer também oferece filtros para selecionar quais publicações serão ocultadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) O Social Fixer também oferece filtros para selecionar quais publicações serão ocultadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Social Fixer também oferece filtros para selecionar quais publicações serão ocultadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Em "User Interface", você pode personalizar as configurações relacionadas à interface gráfica do Facebook. Esse menu possibilita alterar a fonte de exibição de texto, esconder recursos, remover colunas, etc;

A interface do Facebook pode ser personalizada pelo Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora) A interface do Facebook pode ser personalizada pelo Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

A interface do Facebook pode ser personalizada pelo Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. A aba "Display Tweaks" permite melhorar a interface da rede social. Você pode, por exemplo, ocultar recursos que não usa para liberar espaço na tela. Para acionar as configurações de sua escolha, clique sobre o "+" ao lado da opção desejada;

Recursos do Facebook são ocultados ao clicar sobre o "+" no quadrado verde (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Recursos do Facebook são ocultados ao clicar sobre o "+" no quadrado verde (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Recursos do Facebook são ocultados ao clicar sobre o "+" no quadrado verde (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Na aba "Tips", o Social Fixer reúne dicas de configurações para melhorar a usabilidade do Facebook. Clique em "Go!" à direita do recurso desejado para ir direto à página de configuração do ajuste indicado;

O Social Fixer tem uma lista de dicas para otimizar o Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora) O Social Fixer tem uma lista de dicas para otimizar o Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Social Fixer tem uma lista de dicas para otimizar o Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Em "Advanced", você encontra algumas configurações mais específicas sobre o funcionamento do Facebook. É possível alterar elementos do CSS da rede social e o comportamento de alguns recursos;

É possível alterar recursos mais avançados do Facebook com o Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora) É possível alterar recursos mais avançados do Facebook com o Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

É possível alterar recursos mais avançados do Facebook com o Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Clique em "Experiments" para visualizar alguns recursos experimentais do Social Fixer. Para usá-los, basta marcar a caixa à direita do recurso que você quer ativar. Após fazer as alterações desejadas, lembre-se de clicar em "Save Changes", no canto superior direito, para confirmar a ação;

Funções experimentais do Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Funções experimentais do Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Funções experimentais do Social Fixer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Em "Data Import/Export", você pode importar e exportar as configurações do Social Fixer. Isso permite aplicar os mesmos ajustes em outro computador ou criar um backup das suas configurações caso o PC seja formatado.

O Social Fixer também permite que o usuário exporte e importe as configurações personalizadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) O Social Fixer também permite que o usuário exporte e importe as configurações personalizadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Social Fixer também permite que o usuário exporte e importe as configurações personalizadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para personalizar o Facebook em seu computador.

Tudo que o Facebook sabe sobre você

Tudo que o Facebook sabe sobre você

Qual recurso o Facebook poderia dispensar? Deixe sua resposta no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo