Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google removeu na última semana o botão “ver imagem” dos resultados da pesquisa de fotos. A mudança busca evitar o download fotos protegidas por direitos autorais. No entanto, dificultou o acesso às imagens em seu tamanho original, inclusive, àquelas que podem ser baixadas de forma legal.

A extensão View Image para Google Chrome é uma maneira de contornar o bloqueio e voltar a baixar conteúdo do Google Imagens por meio do navegador. Veja no tutorial a seguir como instalar e usar no PC, o plugin que traz de volta o botão de "ver imagem".

Como desbloquear pop-ups no Google Chrome

Como desbloquear pop-ups no Google Chrome

Passo 1. Acesse o Google Imagens e procure uma foto qualquer online. Repare que o botão "Ver imagem", responsável pelo acesso à foto original para download, não aparece mais ao lado do resultado de busca. No lugar, o Google só exibe a opção “Salvar”, que guarda a pesquisa, mas não o arquivo em si.

Google Imagens não exibe mais botão Ver Imagem — Foto: Reprodução/Paulo Alves Google Imagens não exibe mais botão Ver Imagem — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Google Imagens não exibe mais botão Ver Imagem — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Para recuperar o botão, acesse a página da extensão View Image na Chrome Web Store pelo Google Chrome. Clique em “Usar no Chrome”.

Baixe a extensão View Image na Chrome Web Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves Baixe a extensão View Image na Chrome Web Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Baixe a extensão View Image na Chrome Web Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Na janela pop-up, clique em “Adicionar extensão”. Um novo ícone aparecerá na barra de ferramentas do Google Chrome.

Complete a instalação do plugin no navegador clicando na opção "Adicionar extensão" — Foto: Reprodução/Paulo Alves Complete a instalação do plugin no navegador clicando na opção "Adicionar extensão" — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Complete a instalação do plugin no navegador clicando na opção "Adicionar extensão" — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Acesse o Google Imagens e busque por uma foto qualquer. A página passará a exibir o botão “View image” (ver imagem) ao lado de “Salvar”. Clique para ver o arquivo original.

Após a instalação do plugin, o Google volta a exibir o botão de ver imagem — Foto: Paulo Alves Após a instalação do plugin, o Google volta a exibir o botão de ver imagem — Foto: Paulo Alves

Após a instalação do plugin, o Google volta a exibir o botão de ver imagem — Foto: Paulo Alves

Pronto! Se quiser, você já pode salvar a imagem normalmente.

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Mais do TechTudo