Como usar Google Arts & Culture para explorar o mundo de Harry Potter

Plataforma online do Google traz exposição para a tela do seu computador

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Google Arts & Culture é uma ferramenta do Google que funciona como um museu online no navegador. Lançado em 2011 com o nome Google Art Project, ela permite fazer um tour por galerias de arte sem sair de casa. Dessa vez, a plataforma traz às telas do PC uma exposição virtual sobre o mundo de Harry Potter em comemoração aos 20 anos da franquia.

A exposição “Harry Potter: Uma História Mágica” aconteceu originalmente na British Library, no Reino Unido, mas agora é possível vê-la online no Google Arts & Culture. O acervo conta com os primeiros rascunhos da autora JK Rowling, esboços de cenários e relatos sobre as primeiras ideias da obra e entrevistas que ajudam a entender melhor o que inspirou a criação de personagens como Harry, Rony e Hermione. Veja no passo a passo a seguir como funciona e como usar o Google Arts para saber mais sobre os livros do bruxinho.

Google Arts & Culture traz exposição sobre Harry Potter para a tela do seu computador (Foto: Divulgação / Pottermore) Google Arts & Culture traz exposição sobre Harry Potter para a tela do seu computador (Foto: Divulgação / Pottermore)

Google Arts & Culture traz exposição sobre Harry Potter para a tela do seu computador (Foto: Divulgação / Pottermore)

Passo 1. Acesse a página da exposição Harry Potter: Uma História Mágica no Google Arts & Culture (https://www.google.com/culturalinstitute/beta/project/harry-potter-a-history-of-magic).

Google Arts dá acesso à exposição britânica sobre Harry Potter no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Google Arts dá acesso à exposição britânica sobre Harry Potter no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Google Arts dá acesso à exposição britânica sobre Harry Potter no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Role a tela para ver cartões com seções da exposição. Você pode explorar melhor o tema clicando na opção "Ler".

Selecione uma das seções da exposição para descobrir mais sobre ela (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione uma das seções da exposição para descobrir mais sobre ela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione uma das seções da exposição para descobrir mais sobre ela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em imagens com um ícone amarelo ao centro, o Google Arts & Culture permite caminhar pelo cenário real nos moldes do Street View. Clique no bonequinho para iniciar a visita.

Acesse a visualização em modo Street View através do ícone amarelo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a visualização em modo Street View através do ícone amarelo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a visualização em modo Street View através do ícone amarelo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Use o mouse para clicar e arrastar a tela a fim de ver o cenário ao redor. Ao apontar e usar o botão de rolagem do mouse, é possível ver os quadros em exposição na Inglaterra bem de perto.

Navegue na exposição do Google Arts & Culture  através de controles no mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Navegue na exposição do Google Arts & Culture através de controles no mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em seções de imagens, como as fotos dos rascunhos originais de JK Rowling, é possível ver os detalhes dos manuscritos dando zoom por meio de vários cliques com o mouse. Um dos papéis da mostra tem escrito a primeira lista de nomes de professores imaginados pela autora.

A exposição do Google Arts conta com rascunhos originais da autora de Harry Potter (Foto: Reprodução/Paulo Alves) A exposição do Google Arts conta com rascunhos originais da autora de Harry Potter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A exposição do Google Arts conta com rascunhos originais da autora de Harry Potter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Há, ainda, imagens enormes na exposição. Para vê-las, role a página e navegue por seções de explicação que ampliam a foto por conta própria. Abaixo, confira um exemplo de exploração de imagens grandes com o Pergaminho Ripley, que explica a criação do elixir da vida, tema do primeiro livro da série.

Navegue com o mouse para ver informações sobre a obra se desenrolarem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Navegue com o mouse para ver informações sobre a obra se desenrolarem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Google Class: O futuro da tecnologia? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo