Dicas para mandar bem em Dragon Ball FighterZ

Tutorial ensina o melhor caminho para vencer nas lutas do game de luta da Bandai Namco.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thomas Schulze, para o TechTudo

Dragon Ball FighterZ é o novo jogo da Bandai Namco para PS4, Xbox One e PC (download via Steam), com personagens focados na fase Z e Super do anime. O game de luta já fez sucesso em fase beta e seu gameplay preciso o consagrou como um dos melhores do gênero após o lançamento oficial. Confira dicas para mandar bem nos combates desta aventura!

O título foi desenvolvido pela Arc System Works, e não há previsão de versões para Xbox 360, PlayStation 3 ou Nintendo Switch por enquanto. Após um bom desempenho na pré-venda mundial, hoje é possível comprar o game nas principais lojas pelo preço tabelado de R$ 250 em sua versão normal, ou R$ 400 na edição de luxo, que traz consigo o passe de temporada.

Dragon Ball FighterZ - Gameplay comentado

Dragon Ball FighterZ - Gameplay comentado

Como nem todos os fãs do mangá e anime de Akira Toriyama são versados em jogos de luta, separamos oito dicas essenciais para você começar sua jornada com o pé direito e se tornar um pupilo digno do Mestre Kame.

Mapeamento de botões

Antes de começar a lutar, é preciso entender bem os controles de Dragon Ball FighterZ. Há diversos tipos de ataques, todos com efeitos diferentes, e às vezes eles precisam ser combinados entre si, como explicaremos a seguir.

Dragon Ball FighterZ: decore bem os botões antes de começar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: decore bem os botões antes de começar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: decore bem os botões antes de começar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Decore as posições dos botões de Dragon Ball FighterZ

PS4 Xbox One
Ataque Leve Quadrado X
Ataque Médio Triângulo Y
Ataque Pesado Círculo B
Ataque Especial X A
Assistência 1 L1 LB
Assistência 2 L2 LT

Descanse seu time

As lutas de Dragon Ball FighterZ são realizados em um esquema de três contra três, bem parecido com o da série Marvel vs. Capcom. Para vencer um combate, é preciso derrotar a equipe adversária.

Dragon Ball FighterZ: as lutas acontecem em esquemas de três contra três (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: as lutas acontecem em esquemas de três contra três (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: as lutas acontecem em esquemas de três contra três (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

A barra de energia é drenada a cada golpe, mas sua parcela na cor azul pode ser recuperada colocando o personagem para descansar em segundo plano. Para fazer isso, segure os botões de Assistência 1 e 2 a mesmo tempo.

Teleporte esperto

Como de praxe nas lutas de Dragon Ball, um bom teleporte é algo essencial para vencer. Neste game, fazer o movimento custa uma barra de super e pode ser ligado com um combo se bem realizado.

Dragon Ball FighterZ: saber quando se teleportar para surpreender é vital (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: saber quando se teleportar para surpreender é vital (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: saber quando se teleportar para surpreender é vital (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Basta apertar os botões de ataques médio e forte ao mesmo tempo para começar o teleporte, algo que deve ser bem treinado a fim de surpreender os seus inimigos.

Quebre a guarda

Outra boa forma de gastar uma barra de especial é usar o cancelamento de guarda, que deve ser feito enquanto o seu personagem estiver bloqueando. Ao sofrer um golpe, aperte para frente no direcional e então Assistência 1 ou 2.

Dragon Ball FighterZ: nem toda defesa é intransponível. Explore isso (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: nem toda defesa é intransponível. Explore isso (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: nem toda defesa é intransponível. Explore isso (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Ao fazer isso, um personagem de suporte vai entrar em ação com uma super corrida. Tome cuidado com isso, pois o seu rival pode prever o movimento e acertar o herói que está entrando em ação!

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Jogue os raios para longe

Uma forma inteligente e mais segura de impedir ofensivas rivais é por meio de deflexão de ataques Ki. Sempre que uma rajada partir em sua direção, segure para trás e use um especial.

Dragon Ball FighterZ:  Defletir golpes é tão importante quanto atacar bem (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ:  Defletir golpes é tão importante quanto atacar bem (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: Defletir golpes é tão importante quanto atacar bem (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Acertar o timing exato exige um pouco de treino, especialmente na hora de defletir super golpes especiais. Vale lembrar que isso não pode ser feito nem abaixado e nem no ar.

Solte rajadas também

Diferentemente de outros games de luta, Dragon Ball FighterZ torna bem acessível o uso de golpes especiais. Basta apertar o botão de ataque especial para soltar rajadas de Ki, o que pode ser feito sem moderação.

Dragon Ball FighterZ: quebre o ritmo dos rivais desferindo raios (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: quebre o ritmo dos rivais desferindo raios (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: quebre o ritmo dos rivais desferindo raios (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

O segredo é não tentar causar muito dano desferindo magias de ki, mas sim utilizar as rajadas para quebrar o ritmo do rival. Dessa forma, você o deixará em dúvida se é melhor tentar defletir ou partir para cima de você.

Abuse da super corrida

Ao apertar o botão de ataque pesado e de especial ao mesmo tempo você realiza uma super corrida, que é um ataque teleguiado capaz de perseguir o oponente em qualquer lugar da tela.

Dragon Ball FighterZ: não tenha medo de correr para quebrar os ataques (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: não tenha medo de correr para quebrar os ataques (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: não tenha medo de correr para quebrar os ataques (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Além disso, a super corrida também atravessa todos os projéteis que não forem super movimentos. Seu único cuidado deve ser com as defletidas explicadas anteriormente, já que elas são capazes de contra-atacar facilmente uma super corrida.

Faça arremessos agressivos

Mesmo depois de dominar todos os movimentos acima, é difícil vencer lutas mais avançadas sem treinar bastante os arremessos. Para atirar um oponente longe é preciso apertar ataques leve e médio ao mesmo tempo.

Dragon Ball FighterZ: saber arremessar é essencial para uma vitória rápida (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Dragon Ball FighterZ: saber arremessar é essencial para uma vitória rápida (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dragon Ball FighterZ: saber arremessar é essencial para uma vitória rápida (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Se quiser causar ainda mais dano, logo no começo do movimento de arremesso você pode apertar o botão de assistência 1 ou 2, o que força uma troca de personagem ativo por parte do rival. Faça isso especialmente nos casos de o lutador secundário estar com pouca energia, pois assim você corta qualquer chance de ela ser restaurada.

Quais são os melhores jogos de Dragon Ball? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo