Por Helito Bijora, para o TechTudo


O Excel apresenta uma configuração chamada '"concatenar" (ou "concat", nas versões mais recentes do programa) capaz de unir informações de diversas células em apenas uma. O recurso é útil para criar textos variáveis, como formulários e requerimentos. Dessa forma, ao alterar um nome ou valor na célula referenciada, a frase será atualizada automaticamente, sem a necessidade de editá-la.

Confira, no passo a passo a seguir, como usar a função concatenar do Excel. O procedimento foi realizado no Office 2016, mas as dicas também valem para as versões anteriores da suíte de produtividade da Microsoft. Como exemplo, reproduziremos a criação de um requerimento simples.

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Passo 1. Defina as células que serão usadas como fonte de dados. Neste exemplo, vamos usar as informações da coluna "B";

Exemplo de coluna com dados de entrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora Exemplo de coluna com dados de entrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Exemplo de coluna com dados de entrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Agora, em outra célula, escreva a função "=concat(" ou "=concatenar(" (sem aspas). Caso deseja começar a frase com um texto próprio, é preciso adicionar aspas antes do início do trecho, como mostra o exemplo abaixo. Para inserir a primeira célula de dados, é só digitá-la entre aspas e ponto e vírgula (;), conforme vemos na imagem a seguir;

A função 'concatenar' requer que as células sejam inseridas no texto entre aspas e ponto e vírgula — Foto: Reprodução/Helito Bijora A função 'concatenar' requer que as células sejam inseridas no texto entre aspas e ponto e vírgula — Foto: Reprodução/Helito Bijora

A função 'concatenar' requer que as células sejam inseridas no texto entre aspas e ponto e vírgula — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Quando terminar, lembre-se de fechar o parênteses e as aspas no final da função. Após pressionar Enter, no caso do exemplo, o texto será completado automaticamente com os dados contidos na coluna "B";

O requerimento é completado automaticamente pelo Excel com a função "concatenar" — Foto: Reprodução/Helito Bijora O requerimento é completado automaticamente pelo Excel com a função "concatenar" — Foto: Reprodução/Helito Bijora

O requerimento é completado automaticamente pelo Excel com a função "concatenar" — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Ao realizar qualquer alteração no texto ou valor das células de dados (coluna "B"), o texto do requerimento será automaticamente atualizado sem a necessidade de editar a fórmula.

Dados alterados  são atualizados automaticamente no requerimento pelo Excel — Foto: Reprodução/Helito Bijora Dados alterados  são atualizados automaticamente no requerimento pelo Excel — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Dados alterados são atualizados automaticamente no requerimento pelo Excel — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Solução de problemas

De acordo com a Microsoft, os problemas mais comuns ao usar a função concatenar são aspas aparecendo no resultado, palavras misturadas ou sem espaçamento e erro de argumento. Confira, na tablela, as dicas da própria fabricante para como resolvê-los.

Problemas comuns da função 'concatenar', segundo a Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft Problemas comuns da função 'concatenar', segundo a Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

Problemas comuns da função 'concatenar', segundo a Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

Utilize as dicas para criar textos variáveis no Excel sem grande esforço.

Precisa de ajuda com fórmulas no Excel? Pergunta lá no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo