Gboard ganha modo de escrita à mão; veja como usar

Teclado do Google permite rabiscar na tela usando dedo ou caneta para digitar textos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O teclado Gboard, do Google, ganhou uma função que permite digitar textos no celular escrevendo à mão. A partir da última versão disponibilizada para Android na Google Play Store, o app aceita um método de inserção de texto baseado em desenhos. À medida que o usuário escreve com os dedos ou uma caneta eletrônica, o teclado transcreve o rabisco em texto convencional e permite enviar para qualquer lugar, como em conversas do WhatsApp.

O recurso, no entanto, fica escondido nas configurações do teclado. A seguir, veja o passo a passo para ativar a escrita à mão do Gboard e usá-la no smartphone.

Gboard tem recurso de escrita à mão (Foto: Ana Marques/TechTudo) Gboard tem recurso de escrita à mão (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Gboard tem recurso de escrita à mão (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Passo 1. Abra o teclado Gboard em qualquer campo de texto e toque no símbolo do Google para expandir o menu. Depois, toque no ícone de três pontos para ver mais opções.

Acesse o painel de opções do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o painel de opções do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o painel de opções do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque na engrenagem para acessar as configurações do aplicativo. Em seguida, vá até a opção “Idiomas”.

Acesse as configurações de idioma do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações de idioma do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações de idioma do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Toque em “Adicionar teclado” e selecione “Português (Brasil)” no topo da tela.

Adicione um novo teclado em português brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione um novo teclado em português brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione um novo teclado em português brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Escolha a opção “Escrita à mão” na parte superior e toque em “Adicionar”. Você verá a nova opção de teclado junto ao tradicional layout QWERTY.

Habilite o modo de escrita à mão no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Habilite o modo de escrita à mão no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Habilite o modo de escrita à mão no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Volte para a exibição do teclado e veja que há um novo ícone ao lado da tecla de espaço. Esse é o atalho para alternar entre os layouts de teclado. Toque no botão para remover as teclas e acessar o painel de escrita à mão.

Transforme o teclado em um painel de escrita à mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Transforme o teclado em um painel de escrita à mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Transforme o teclado em um painel de escrita à mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Desenhe com o dedo ou uma caneta eletrônica na tela para escrever. O Gboard se encarrega de transcrever para texto comum. Depois, é só enviar normalmente.

Gboard reconhece desenho e transforma em texto para enviar em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Gboard reconhece desenho e transforma em texto para enviar em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Gboard reconhece desenho e transforma em texto para enviar em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo