Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Instagram liberou esta quinta-feira (22) mais opções para enviar fotos e vídeos pelo Direct. A partir de agora, o aplicativo permite que o conteúdo suma da conversa depois de ser visto uma vez. Há também a opção de mandar a mídia de forma permanente. A novidade expande as possibilidades de conversa com uso de fotos que se autodestroem. Antes, só era possível enviar conteúdo com possiblidade de repetição temporária na conversa.

Veja no tutorial a seguir como usar as novas funções para configurar três opções de envio de mídia temporária em uma conversa: visualização única, permitir repetição e manter no bate-papo de forma definitiva.

Instagram Direct mostra quando você está online; saiba desativar

Instagram Direct mostra quando você está online; saiba desativar

Passo 1. Abra o Instagram Direct e selecione um contato para iniciar uma conversa. Em seguida, toque no botão de câmera ao lado para enviar uma foto ou vídeo.

Acesse uma conversa do Direct e abra a câmera integrada — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse uma conversa do Direct e abra a câmera integrada — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse uma conversa do Direct e abra a câmera integrada — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Toque uma vez para capturar uma foto ou mantenha o botão central pressionado para gravar um vídeo. Ao terminar, o Instagram permitirá escolher o tipo de envio. Por padrão, o app configura como “Permitir repetição”, que dá liberdade para o remetente visualizar a postagem quantas vezes quiser por tempo limitado. Antes, esse era o único formato permitido no app.

Por padrão, o Instagram permite visualizar mais de uma vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves Por padrão, o Instagram permite visualizar mais de uma vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Por padrão, o Instagram permite visualizar mais de uma vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Deslize para a esquerda para ver a nova opção de visualização apenas uma vez por parte do contato. Após a exibição da foto ou vídeo, o conteúdo some da conversa e não pode mais ser reproduzido.

Envie fotos ou vídeos que só podem ser visualizados uma vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves Envie fotos ou vídeos que só podem ser visualizados uma vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Envie fotos ou vídeos que só podem ser visualizados uma vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. À direita, selecione “Manter no bate-papo” para fixar uma miniatura da mídia compartilhada mesmo após a primeira visualização. Esse tipo de postagem fica disponível definitivamente no chat e pode ser consultado no futuro.

Envio permanente do Instagram Direct fica disponível para reprodução na conversa — Foto: Reprodução/Paulo Alves Envio permanente do Instagram Direct fica disponível para reprodução na conversa — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Envio permanente do Instagram Direct fica disponível para reprodução na conversa — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como resolver problemas no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo