Roteador D-Link: como bloquear pessoas conectadas à sua rede Wi-Fi

Tutorial mostra como descobrir quem está usando a sua rede Wi-Fi e também ensina a bloquear os intrusos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

Os roteadores da D-Link contam com uma ferramenta de endereços MAC que permite bloquear os dispositivos desconhecidos, além de prometer que os intrusos nunca mais usem a conexão wireless. O processo é simples: o usuário só precisa acessar o painel de administração do roteador e cadastrar apenas os aparelhos eletrônicos que podem se conectar à rede sem fio.

Confira, no passo a passo a seguir, como descobrir quais dispositivos estão conectados ao seu Wi-Fi e aprenda a bloquear os intrusos de uma vez por todas. Vale destacar que o tutorial foi realizado no modelo DIR-610, mas também serve para o DIR-600, DIR-615, DIR-524 e outros roteadores da fabricante taiwanesa.

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

Passo 1. O primeiro passo é descobrir o endereço de IP do seu roteador. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar ou pressione as teclas "Windows" + "x". Depois, clique na opção "Prompt de Comando" ou "Windows PowerShell" – dependendo da versão do seu sistema operacional.

Abra o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Abra o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Abra o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. Na janela que abrir, digite o termo "ipconfig" (sem aspas) e aperte "Enter" no seu teclado. Aguarde o programa processar e anote o IP que aparece em "Gateway Padrão";

Anote o IP do seu roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Anote o IP do seu roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Anote o IP do seu roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Abra o navegador de Internet de sua preferência (Google Chrome, Mozilla Firefox, etc) e digite na barra de endereço o número que você anotou no passo anterior. Feito isso, faça login no sistema do roteador apenas com o nome de usuário "Admin" (sem aspas);

Faça login no painel de administração do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Faça login no painel de administração do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Faça login no painel de administração do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. Vá até a seção "Status" e clique sobre o nome "Tabela de clientes ativos" localizado na lateral esquerda da página de administração;

Entre na seção "Tabela de clientes ativos" do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Entre na seção "Tabela de clientes ativos" do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Entre na seção "Tabela de clientes ativos" do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 5. O software do roteador exibe todos os dispositivos conectados à rede. Na lista, é possível ver o nome de cada computador, celular e tablet, bem como o IP dos equipamentos. Anote somente o endereço MAC dos seus aparelhos eletrônicos e siga para o próximo passo;

Lista mostra todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Lista mostra todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Lista mostra todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 6. No menu "Wireless", clique em "Wireless avançado" e, depois, em "Configuração ACL";

Siga as instruções para bloquear os dispositivos desconhecidos (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Siga as instruções para bloquear os dispositivos desconhecidos (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Siga as instruções para bloquear os dispositivos desconhecidos (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 7. Selecione o "Modo de controle de Acesso Wireless" e clique no botão "Aplicar";

Habilite a função destaca na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Habilite a função destaca na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Habilite a função destaca na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 8. No campo "endereço MAC", digite o endereço MAC do dispositivo que pode utilizar a sua rede Wi-Fi e clique em "Adicionar". Repita o processo para todos os seus equipamentos;

Insira o endereço MAC dos seus aparelhos no campo indicado (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Insira o endereço MAC dos seus aparelhos no campo indicado (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Insira o endereço MAC dos seus aparelhos no campo indicado (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Pronto! Com essas dicas, você provavelmente já sabe como descobrir quem está usando o seu Wi-Fi e bloquear os dispositivos desconhecidos. Vale lembrar que, apesar do bloqueio por endereço MAC ser bastante eficaz, é recomendado que você também mude o nome e a senha da rede sem fio do roteador D-Link.

Como bloquear o Wi-Fi para invasores? Veja outras dicas no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo