Som turbinado: truque aumenta potência do alto-falante do celular

Dica requer apenas rolo de papel toalha e copos descartáveis.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

O alto-falante do celular geralmente deixa a desejar quando o assunto é a potência. Ele emite sons relativamente baixos e abafados, o que é um inconveniente na hora de ouvir música com amigos. Felizmente, existem soluções práticas que podem ajudar a contornar o problema, criando um sistema mecânico de amplificação sonora. A "gambiarra" pode ajudar quem não tem uma caixa de som Bluetooth e deseja economizar.

O tutorial a seguir ensina a fazer um amplificador usando como base apenas rolo de papel toalha e copo descartável. Siga as dicas e aumente a potência do som do seu smartphone com materiais que você tem em casa.

Truque caseiro permite aumentar potência do alto-falante do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) Truque caseiro permite aumentar potência do alto-falante do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Truque caseiro permite aumentar potência do alto-falante do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Reúna os materiais de que você vai precisar: dois copos descartáveis, um estilete e um rolo de papel toalha. Além disso, ajudará também ter uma caneta.

Materiais necessários para realização do tutorial (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Materiais necessários para realização do tutorial (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Materiais necessários para realização do tutorial (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 2. Coloque seu smartphone no centro do rolo de papel toalha. Marque os limites de largura e espessura com uma caneta.

Marcação do tamanho do celular no rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Marcação do tamanho do celular no rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Marcação do tamanho do celular no rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Com o estilete, corte a área marcada com a caneta, de forma que fique um orifício retangular.

Corte do rolo de papel toalha com estilete (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Corte do rolo de papel toalha com estilete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Corte do rolo de papel toalha com estilete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Este passo é opcional e meramente estético. Se quiser dar um acabamento ao rolo, pinte-o ou cubra-o com cartolina ou tecido, mantendo a abertura retangular no topo.

Acabamento no rolo de papel toalha usado como suporte do celular (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Acabamento no rolo de papel toalha usado como suporte do celular (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Acabamento no rolo de papel toalha usado como suporte do celular (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 5. Coloque os dois copos descartáveis um dentro do outro. Em seguida bote uma das aberturas do rolo sobre o copo e desenhe o círculo com uma caneta. Depois corte os copos com o estilete, como indicado abaixo.

Corte dos copos descartáveis para encaixe do rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Corte dos copos descartáveis para encaixe do rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Corte dos copos descartáveis para encaixe do rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Encaixe cada extremidade do rolo de papel toalha em um dos copos. Depois é só botar o celular para tocar e encaixá-lo na abertura do rolo de papel toalha.

Celular na gambiarra para aumentar potência do alto-falante (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Celular na gambiarra para aumentar potência do alto-falante (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Celular na gambiarra para aumentar potência do alto-falante (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

O som sairá do alto-falante bem mais potente que o normal. Quanto maior forem os copos, maior será a amplificação sonora.

Qual o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo