Como configurar um repetidor de sinal Wi-Fi da D-Link

Passo a passo ensina a conectar um repetidor à rede original utilizando o assistente de configuração da D-Link

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Yuri Hildebrand, da redação

Os repetidores da D-Link são uma boa alternativa para melhorar o alcance do Wi-Fi e têm um procedimento de instalação simples. Você pode conectar seu aparelho por meio do botão WPS, por exemplo, ou baixar um aplicativo para celular – que está disponível para Android e iPhone (iOS). Outra opção é usar o assistente de configuração da marca, que pode ser acessado tanto no computador, quanto no smartphone.

O tutorial a seguir ensina a configurar o dispositivo pelo navegador, sem a necessidade de baixar o app. O procedimento foi realizado pelo Google Chrome, no Windows 10, mas também pode ser feito em outros browsers. O repetidor utilizado foi o DAP-1325, que tem entrada RJ-45, podendo realizar a extensão via cabo ethernet.

 Repetidor D-Link Wi-Fi DAP-1325 (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)  Repetidor D-Link Wi-Fi DAP-1325 (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

Repetidor D-Link Wi-Fi DAP-1325 (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

Passo 1. Dentro da caixa do repetidor, há um cartão com as informações do aparelho. No computador, procure pelo nome da rede e conecte com a senha apontada;

Procure a rede do DAP-1325, indicada no cartão dentro da caixa (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) Procure a rede do DAP-1325, indicada no cartão dentro da caixa (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Procure a rede do DAP-1325, indicada no cartão dentro da caixa (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Passo 2. No navegador, digite “dlinkap.local/”, sem as aspas;

Digite o endereço no navegador (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) Digite o endereço no navegador (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Digite o endereço no navegador (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Passo 3. A página da D-Link abrirá e logo aparece o assistente de conexão. Aperte “avançar” para continuar o processo;

O assistente da D-Link irá guiar o processo para configurar o repetidor (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) O assistente da D-Link irá guiar o processo para configurar o repetidor (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

O assistente da D-Link irá guiar o processo para configurar o repetidor (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Passo 4. O assistente sugere a conexão por meio do WPS. Para isso, basta apertar o botão no repetidor e no roteador. Caso o processo não funcione, clique na opção desejada para prosseguir – Ethernet ou Wi-Fi. Aqui, seguiremos com a configuração via Wi-Fi;

A conexão por WPS é mais simples, mas há outras opções (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) A conexão por WPS é mais simples, mas há outras opções (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

A conexão por WPS é mais simples, mas há outras opções (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Passo 5. O repetidor irá rastrear as redes mais próximas. Selecione aquela que você deseja estender e siga com a conexão inserindo a senha e clicando em “Avançar”. O nome sugerido para a nova rede é a credencial original do roteador, combinado ao prefixo “-EXT”;

Selecione a rede que você deseja estender  (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) Selecione a rede que você deseja estender  (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Selecione a rede que você deseja estender (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Passo 6. Após a configuração, a página da D-Link vai pedir a senha do administrador. Como apontado no cartão com nome e senha da rede, basta teclar “Enter” para prosseguir;

A senha também está indicada no cartão – e provavelmente não é necessário preencher; é possível configurá-la na página seguinte (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) A senha também está indicada no cartão – e provavelmente não é necessário preencher; é possível configurá-la na página seguinte (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

A senha também está indicada no cartão – e provavelmente não é necessário preencher; é possível configurá-la na página seguinte (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Passo 7. Agora, o repetidor já está distribuindo o sintal do roteador. Nesta página, ainda é possível ver quantos dispositivos estão conectados, ajustar outras características da rede e checar dados da conexão Wi-Fi.

O repetidor está conectado. Você pode explorar outras funções nas abas "Configurações" e "Gerenciamento" (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) O repetidor está conectado. Você pode explorar outras funções nas abas "Configurações" e "Gerenciamento" (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

O repetidor está conectado. Você pode explorar outras funções nas abas "Configurações" e "Gerenciamento" (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Qual é o repetidor mais barato? Descubra no Fórum do TechTudo

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

MAIS DO TechTudo