Navegadores

Por Helito Bijora, para o TechTudo


O Firefox 59 (Quantum), assim como o Chrome e outros navegadores, pode exibir notificações na área de trabalho. A funcionalidade permite que sites informem o usuário sobre novos conteúdos, mas isso pode incomodar: ao acessar uma página compatível com o recurso, o navegador pede permissão para enviar os alertas. Felizmente, existe uma forma simples de impedir que isso aconteça.

Confira, no passo a passo a seguir, como desativar as notificações push no Firefox. O procedimento foi realizado na versão do navegador para macOS, mas as dicas também valem para usuários de PCs com Windows ou Linux.

Veja como desativar notificações de sites no Firefox 59 — Foto: Divulgação

Passo 1. Acesse as configurações do Firefox. Para isso, clique sobre o botão de linhas horizontais no canto superior direito da tela e, no menu que aparece, vá em "Preferências";

Abra as configurações do navegador — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Na lateral esquerda da tela de configurações, clique em "Privacidade e Segurança". Agora, role até a seção "Permissões" e clique em "Configurações...", à direita de "Notificações";

Acesse as configurações de notificações na seção "Privacidade e Segurança" — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Marque a opção "Bloquear novas solicitações pedindo permissão para exibir notificações" na parte inferior da janela. Depois, clique em "Salvar alterações" para confirmar a ação.

Bloqueando solicitações de notificação — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pronto. Dessa forma, o Firefox não exibirá alertas solicitando permissão ao visitar um site compatível com as notificações push.

Mais do TechTudo