Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O novo sistema de reconhecimento facial do Facebook começou a ser liberado no Brasil. Agora o app avisa ao usuário quando ele aparece em fotos e vídeos postados por outras pessoas, mesmo que não tenha sido marcado na publicação. Antes, o mecanismo de reconhecimento apenas sugeria quais amigos marcar nas fotos. A mudança proporciona ao usuário maior controle sobre a própria imagem, impedindo que desconhecidos criem um perfil falso com sua foto, por exemplo.

A tecnologia também facilita localizar conteúdos em que seu rosto é exibido e promete auxiliar deficientes visuais a identificarem as pessoas que estão em suas fotografias e filmes. Apesar das alegadas vantagens, a função pode não agradar a todo mundo. Nesses casos, é possível desativar o reconhecimento facial do Facebook em poucos passos. O procedimento abaixo foi realizado no Android, mas a ferramenta está presente também para iPhone (iOS) e na versão web.

Veja como desativar novo reconhecimento facial do Facebook no celular — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Passo 1. Abra o Facebook e entre no menu principal. Desça até "Ajuda e Configurações" e selecione "Configurações da conta".

Caminho para configurações da conta no Facebook para Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Verifique se aparece a opção "Configurações de reconhecimento facial" e toque nela. Toque sobre a pergunta "Deseja que o Facebook possa reconhecer você em fotos e vídeos?", que estará configurada com um "Sim" por padrão.

Menu de configurações de reconhecimento facial do Facebook no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Para desativar o reconhecimento facial, marque a opção "Não". Toque na seta no topo da página para voltar às telas anteriores. A partir de agora, o Facebook não o reconhecerá em vídeos e fotos de terceiros.

Desativação do reconhecimento facial do Facebook no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Facebook: tem como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo