Como gastar menos tempo em redes sociais com o AutoControle

Extensão informa quanto tempo você passa online e bloqueia páginas se você exagerar

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

A extensão AutoControle para Google Chrome pode ajudá-lo a passar menos tempo nas redes sociais. Ela informa o período que você gastou no Facebook, Twitter, WhatsApp, YouTube e mais, permitindo maior controle sobre seus horários. O plugin também permite bloquear sites que excedam um tempo máximo de acesso, evitando que você comprometa sua produtividade ou ultrapasse um limite saudável de uso de Internet.

De acordo com estudos psiquiátricos, há uma síndrome chamada FoMO ("Fear of Missing Out", ou medo de estar perdendo algo, em português), que pode explicar o vício em sites como Facebook e Instagram. Por causa do medo de perder algo no ambiente online, o usuário passa a sentir a necessidade de sempre atualizar as redes sociais para ficar ciente do que os outros estão fazendo.

A síndrome, descrita pela primeira vez em 2000, pode causar desde angústia e mau humor até depressão. Segundo especialistas, o medo é identificado principalmente em jovens e adultos até 34 anos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.

Confira no tutorial a seguir como instalar e utilizar a extensão AutoControle no Google Chrome e evitar o vício em redes sociais.

Viciado em redes sociais? Plugin AutoControle para Chrome ajuda a organizar seus horários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Viciado em redes sociais? Plugin AutoControle para Chrome ajuda a organizar seus horários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Viciado em redes sociais? Plugin AutoControle para Chrome ajuda a organizar seus horários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página da extensão AutoControle e, na Chrome Web Store, clique em “+ usar no Chrome” para baixar o plugin. Confirme o download selecionando a opção “Adicionar extensão”;

Instale a extensão AutoControle no Google Chrome pela Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Instale a extensão AutoControle no Google Chrome pela Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Instale a extensão AutoControle no Google Chrome pela Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. Após a instalação, um ícone do AutoControle surgirá ao lado da barra de endereços do Chrome, exibindo o tempo no qual a página permanece aberta no navegador. Cada aba aberta exibirá um tempo diferente, correspondente ao seu respectivo tempo de utilização. Clique no botão do AutoControle para ver as opções;

Extensão AutoControle permite bloquear páginas do Google Chrome após uso excessivo (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Extensão AutoControle permite bloquear páginas do Google Chrome após uso excessivo (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Extensão AutoControle permite bloquear páginas do Google Chrome após uso excessivo (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 3. Para bloquear uma rede social ou definir um tempo máximo de utilização dela, clique sobre o ícone da rede cujo acesso deseja configurar;

Bloqueie o acesso a uma rede social com a extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Bloqueie o acesso a uma rede social com a extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Bloqueie o acesso a uma rede social com a extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 4. Você pode escolher se deseja restringir o acesso em dias e horários específicos ou se a página será bloqueada após ultrapassar um limite máximo de tempo de uso;

AutoControle permite bloquear redes sociais de duas formas: por intervalo de tempo ou por tempo de uso (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) AutoControle permite bloquear redes sociais de duas formas: por intervalo de tempo ou por tempo de uso (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

AutoControle permite bloquear redes sociais de duas formas: por intervalo de tempo ou por tempo de uso (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 5. Para bloquear a página por um determinado período, selecione os dias e horários desejados. É possível bloquear qualquer site inserindo o endereço no campo indicado na figura abaixo. Clique no botão verde para confirmar a ação;

Selecione os dias e horários que deseja bloquear o acesso à rede social e confirme a ação (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Selecione os dias e horários que deseja bloquear o acesso à rede social e confirme a ação (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Selecione os dias e horários que deseja bloquear o acesso à rede social e confirme a ação (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 6. Para que a página seja bloqueada após ultrapassar um limite máximo de tempo de uso, escolha o tempo específico e os dias da semana. Novamente, clique no botão verde para confirmar as configurações;

Determine o site a ser bloqueado e o seu horário de acesso permitido (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Determine o site a ser bloqueado e o seu horário de acesso permitido (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Determine o site a ser bloqueado e o seu horário de acesso permitido (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Ao tentar acessar a página, uma mensagem de bloqueio aparecerá na tela. O navegador não permitirá acesso ao usuário.

Página bloqueada pela extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Página bloqueada pela extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Página bloqueada pela extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Para desbloquear uma página e liberar o acesso a ela, você deve ir à seção de bloqueio de páginas do AutoControle e clicar no botão de "X" ao lado do site que deseja liberar.

Desbloqueando páginas restritas pela extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Desbloqueando páginas restritas pela extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Desbloqueando páginas restritas pela extensão AutoControle (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Com o AutoControle instalado, você poderá visualizar e controlar seus horários nas redes sociais.

Você é viciado em tecnologia? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo