Como liberar portas no roteador da TP-Link

Veja como desbloquear portas no roteador da marca para melhorar o funcionamento de jogos e programas específicos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

É possível liberar portas no roteador da TP-Link com passos simples. Os aparelhos da marca permitem que o usuário acesse a página de administração e escolha qual porta será desbloqueada, ou para qual IP local a conexão e os dados irão. A dica é útil para quem costuma jogar ou precisa liberar portas para programas específicos, como torrents.

Se você precisa "abrir" uma porta TCP, UDP ou qualquer outra no roteador da TP-Link, confira o passo a passo a seguir e aprenda a realizar o procedimento. Vale destacar que o tutorial abaixo foi realizado no TL-WR840N, mas pode ser reproduzido no TL-WR720N, TL-WR740N, TL-WR941ND e em outros modelos da fabricante chinesa.

Aprenda a liberar portas no roteador da TP-Link (Foto: Luciana Maline/TechTudo) Aprenda a liberar portas no roteador da TP-Link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aprenda a liberar portas no roteador da TP-Link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Abra um navegador de Internet de sua preferência (Google Chrome, Mozilla Firefox ou outros) e acesse a interface de administração do seu roteador. Caso você não saiba o endereço, veja este outro tutorial sobre o assunto ou assista ao vídeo abaixo;

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Passo 2. Ao digitar o IP do aparelho na barra de endereço do navegador e teclar Enter, você será redirecionado para a página de login do painel. Por padrão, usuário e senha são as mesmas: "admin" (sem aspas);

Faça login no painel de administração do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Faça login no painel de administração do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Faça login no painel de administração do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Vá até a seção "Forwarding" e, em seguida, clique sobre o nome "Virtual Server";

Acesse a função "Virtual Server" no roteador da TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Acesse a função "Virtual Server" no roteador da TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Acesse a função "Virtual Server" no roteador da TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. Agora, clique no botão de inclusão. Ele é rotulado como “Add New”;

Clique no botão indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Clique no botão indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Clique no botão indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 5. Em "Service Port" (1), você deve inserir a porta que você pretende desbloquear e, no campo "IP Address" (2), o IP do computador que receberá o redirecionamento. Deixe a seção "Internal Port" (3) em branco e clique em "Save" (4) para registrar as alterações no sistema do roteador;

Insira as informações para liberar a porta no roteador da TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Insira as informações para liberar a porta no roteador da TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Insira as informações para liberar a porta no roteador da TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Pronto! Agora você já sabe como liberar portas no roteador da TP-Link. Não se esqueça de reiniciar o dispositivo para que todas as modificações entrem em vigor.

MAIS DO TechTudo