Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Google começou a impedir o acesso de celulares Android não-certificados à Google Play e a apps como o Gmail e Google Maps. A medida deve afetar principalmente modelos piratas e clones que, segundo a Anatel, correspondem a cerca de 1 milhão de unidades no Brasil. Smartphones sem certificação indicam que o fabricante não seguiu os padrões de desenvolvimento impostos pelo Google para o sistema operacional.

Para saber se o seu celular é certificado e se corre o risco de perder acesso à loja de aplicativos e aos serviços do Google, o TechTudo preparou um tutorial com o passo a passo para realizar a verificação. Confira nas linhas abaixo.

Aplicativos com software da Alphonso foram encontrados na Google Play Store e na App Store — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Aplicativos com software da Alphonso foram encontrados na Google Play Store e na App Store — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Aplicativos com software da Alphonso foram encontrados na Google Play Store e na App Store — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Passo 1. Abra o Google Play no celular e acesse o menu lateral. Depois, role até o final.

Acesse o menu lateral do app da Google Play — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse o menu lateral do app da Google Play — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse o menu lateral do app da Google Play — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Toque em “Configurações”. No rodapé da página que abrirá, busque pelo campo “Certificação do dispositivo”. Dispositivos verificados pelo Google e sem restrição para acessar a loja apresentam o rótulo “Certificado”.

Acesse as configurações da Google Play e cheque se o aparelho é certificado — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as configurações da Google Play e cheque se o aparelho é certificado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as configurações da Google Play e cheque se o aparelho é certificado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Se o seu celular não exibe confirmação do certificado, o fabricante não obedeceu ao guia de desenvolvimento do Google e não está autorizado a oferecer acesso à Google Play. Sendo assim, o app da loja oficial poderá ser bloqueado a qualquer momento.

Como obter o certificado

Alguns dispositivos certificados, mas que utilizam versões customizadas famosas do Android, como o LineageOS (antiga CyanogenMod), podem ficar sem acesso à Play Store e a outros serviços do Google. Entretanto, diferente dos demais, estes celulares podem ser registrados, recuperando o acesso após o procedimento.

O Google disponibilizou uma solução para os que se encontram nesta situação. Sendo assim, é preciso apenas enviar o Android ID para a página google.com/android/uncertified, que pode ser obtido por meio de um comando avançado pelo Android Debug Bridge (ADB), no computador. Este procedimento funciona apenas em smartphones certificados, isto é, com IDs válidos.

MAIS DO TechTudo