Como usar as ferramentas de revisão do Word

Aprenda a apontar erros, escrever comentários e corrigir modificações

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Daniel Ribeiro, para o TechTudo

O editor de texto Microsoft Word oferece recursos sofisticados para revisar documentos. O programa permite marcar erros e escrever comentários, opções úteis para trabalhos feitos em grupo, por exemplo. Cada alteração feita tem a assinatura do usuário e pode ser exibida em um Painel de Revisão. Confira no passo a passo a seguir como usar as ferramentas de Revisão de Texto do editor do Word.

Veja como ativar o Controle de Revisão e aceitar ou rejeitar as alterações marcadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Veja como ativar o Controle de Revisão e aceitar ou rejeitar as alterações marcadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Veja como ativar o Controle de Revisão e aceitar ou rejeitar as alterações marcadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 1. Na aba “Revisão”, clique no comando “Controlar Alterações” para iniciar o modo de Controle de Revisão;

Clique no botão em destaque para ativar o Controle de Revisão (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Clique no botão em destaque para ativar o Controle de Revisão (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Clique no botão em destaque para ativar o Controle de Revisão (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Ativado o Controle de Revisão, cada alteração no texto será realçada com fonte de cor vermelha, enquanto os trechos removidos serão tachados;

No Controle de Revisão, toda modificação tem destaque em vermelho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) No Controle de Revisão, toda modificação tem destaque em vermelho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

No Controle de Revisão, toda modificação tem destaque em vermelho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Além disso, as mudança no texto original são marcada por traços verticais na margem esquerda do documento, para indicar as linhas com alterações;

As modificações são sinalizadas por linhas verticais na margem esquerda do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) As modificações são sinalizadas por linhas verticais na margem esquerda do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

As modificações são sinalizadas por linhas verticais na margem esquerda do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Ainda na aba “Revisão”, é possível adicionar anotações na margem direita do documento ao selecionar o botão “Adicionar Comentário”. Esse recurso permite escrever observações ou pedir esclarecimentos sem interferir no texto;

Ao clicar nos comandos marcados é possível adicionar comentários na margem direito do texto (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Ao clicar nos comandos marcados é possível adicionar comentários na margem direito do texto (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Ao clicar nos comandos marcados é possível adicionar comentários na margem direito do texto (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. A ferramenta de revisão também possui um quadro que apresenta cada alteração e comentário adicionado. Clique na opção “Painel de Revisão”, da aba “Revisão”, e uma divisão será apresentada na lateral esquerda da tela;

Na aba “Revisão”, clique em “Painel de Revisão” para ativar o quadro de alterações e comentários (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Na aba “Revisão”, clique em “Painel de Revisão” para ativar o quadro de alterações e comentários (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na aba “Revisão”, clique em “Painel de Revisão” para ativar o quadro de alterações e comentários (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Além disso, é possível acompanhar cada comentário inserido e alteração no documento por meio dos botões “Anterior” e “Próxima”, ao lado de cada controle, na aba “Revisão”;

Nos botões em destaque é possível circular por cada comentário ou alteração do texto (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Nos botões em destaque é possível circular por cada comentário ou alteração do texto (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Nos botões em destaque é possível circular por cada comentário ou alteração do texto (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Os comentários podem ser respondidos e eliminados, mas as modificações devem ser aceitas ou rejeitadas. Para isso, ainda na aba “Revisão”, clique nos botões em destaque na imagem;

Aceite ou rejeite as alterações ao clicar nos comandos marcados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Aceite ou rejeite as alterações ao clicar nos comandos marcados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Aceite ou rejeite as alterações ao clicar nos comandos marcados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Para aceitar ou rejeitar todas as alterações do Modo Revisão, clique na seta de expansão dos respectivos comandos e escolha a opção em destaque;

Também é possível aceitar ou rejeitar todas as modificações na opção em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Também é possível aceitar ou rejeitar todas as modificações na opção em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Também é possível aceitar ou rejeitar todas as modificações na opção em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Pronto. Explore os recursos do Microsoft Word para corrigir um texto de forma organizada.

Como numerar páginas no Word? Confira no Fórum do TechTudo.

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

MAIS DO TechTudo