Como usar o app Meu Imposto de Renda no iPhone e no Android

Aplicativo da Receita Federal permite enviar declaração do Imposto de Renda 2018 pelo celular.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

A Receita Federal tem um aplicativo próprio para facilitar o envio da declaração do Imposto de Renda. Nos celulares, ao app recebe o nome Meu Imposto de Renda e está disponível para Android e iPhone (iOS). A plataforma, que é gratuita, salva automaticamente os dados do usuário e permite preencher o formulário em etapas.

O tutorial, a seguir, mostra o passo a passo para que você faça o IRPF 2018 corretamente. O procedimento foi realizado no sistema do Google, mas se mantém o mesmo no celular da Apple. Siga as orientações e não perca o prazo para entrega da declaração, que termina em 30 de abril.

App da Receita Federal para declarar Imposto de Renda 2018 no celular traz menu para acompanhar declaração e tirar dúvidas (Foto: Raquel Freire/TechTudo) App da Receita Federal para declarar Imposto de Renda 2018 no celular traz menu para acompanhar declaração e tirar dúvidas (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

App da Receita Federal para declarar Imposto de Renda 2018 no celular traz menu para acompanhar declaração e tirar dúvidas (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 1. Abra o app Meu Imposto de Renda no celular e pressione o botão "Próximo" para passar da tela de apresentação. Toque em "Meu Imposto de Renda" para iniciar o preenchimento da declaração.

Telas iniciais do app Meu Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Telas iniciais do app Meu Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Telas iniciais do app Meu Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Informe seu CPF e data de nascimento. O aplicativo deverá passar para a próxima tela automaticamente, mas, caso não isso não aconteça, pressione o botão "Avançar". Em seguida, toque sobre os caracteres exibidos no Captcha para concluir autenticação.

Autenticação com CPF e verificação a partir de código Captcha (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Autenticação com CPF e verificação a partir de código Captcha (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Autenticação com CPF e verificação a partir de código Captcha (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. A próxima tela exibirá todas as declarações já entregues por você, com a de 2018 em aberto. Toque no sinal de "+" e selecione "Iniciar declaração".

Início da declaração do Imposto de Renda pelo app da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Início da declaração do Imposto de Renda pelo app da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Início da declaração do Imposto de Renda pelo app da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. O aplicativo exige a criação de uma senha com pelo menos 8 caracteres, contendo uma letra maiúscula e um número. Após inserir seu código, pressione "Avançar". Crie uma pergunta e resposta para caso venha a se esquecer da palavra-chave. Toque em "Confirmar".

Criação de senha e resposta de segurança no app Meu Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Criação de senha e resposta de segurança no app Meu Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Criação de senha e resposta de segurança no app Meu Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Entre em "Identificação". Responda às perguntas e note que, ao preencher um campo identificado como pendência, o aplicativo reduz o número na notificação na parte superior da tela.

Preenchimento do menu de identificação no app do IR 2018 (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Preenchimento do menu de identificação no app do IR 2018 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Preenchimento do menu de identificação no app do IR 2018 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Tocando diretamente no triângulo com o número em vermelho você poderá ver exatamente quais informações constam como pendentes. Basta tocar sobre uma delas para ser levado ao item. Depois que todas as pendências forem eliminadas, o triângulo será substituído por um círculo com um ícone de visto.

Pendências no preenchimento da declaração eliminadas (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Pendências no preenchimento da declaração eliminadas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pendências no preenchimento da declaração eliminadas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Toque no menu representado por três traços para ir diretamente aos outros menus, sem passar pela tela introdutória da declaração. Entre em "Terceiros" para incluir dependentes, pessoas que está alimentando, cônjuge ou inventariantes, prestando atenção para o fato que cada tipo de relação requer documentos diferentes.

Menu de informação de dependentes e outros terceiros (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Menu de informação de dependentes e outros terceiros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menu de informação de dependentes e outros terceiros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. O sistema salva as informações automaticamente. Depois de informar seus dependentes, se for o caso, vá para rendimentos. Entre na situação aplicável a você. Marque "Titular" caso vá informar seus tributos ou "Dependente" se for inserir rendimento de terceiros. Complete o formulário e, ao terminar, toque no sinal de visto, no topo da tela.

Preenchimento de rendimentos recebidos em 2017 (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Preenchimento de rendimentos recebidos em 2017 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Preenchimento de rendimentos recebidos em 2017 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Seu menu de rendimentos exibirá um card de acesso a essa fonte. Caso tenha mais rendimentos a declarar, toque no círculo azul com uma seta e, então, selecione o sinal de "+".

Inclusão de nova fonte de rendimento no app do Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Inclusão de nova fonte de rendimento no app do Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inclusão de nova fonte de rendimento no app do Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Você pode sair do aplicativo antes de ter enviado a declaração. Caso isso ocorra, informe novamente seu CPF, data de nascimento e código Captcha. Note que a declaração de 2018 estará com a etiqueta "Em preenchimento". Clique no "+" e selecione "Continuar preenchimento".

Continuação de preenchimento da declaração após sair do app (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Continuação de preenchimento da declaração após sair do app (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Continuação de preenchimento da declaração após sair do app (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 11. Entre no menu "Pagamentos" caso você tenha realizado pagamento de diferentes espécies em 2017 e preencha o que se pede. Entre em "Bens e dívidas" para informar imóveis, automóveis, participações societárias ou outros bens, assim como dívidas.

Menus de "Pagamentos" e "Bens e dívidas" do aplicativo da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Menus de "Pagamentos" e "Bens e dívidas" do aplicativo da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menus de "Pagamentos" e "Bens e dívidas" do aplicativo da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 12. Entre em "Resumo" para avaliar o cálculo do imposto. Se tudo estiver correto, desça a tela e clique em "Entregar declaração".

Envio da Declaração de Imposto de Renda pelo app da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Envio da Declaração de Imposto de Renda pelo app da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Envio da Declaração de Imposto de Renda pelo app da Receita Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como baixar declaração de Imposto de Renda? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo