Jogos de RPG

Por Victor Alcaide Teixeira, para o TechTudo


Sword Art Online: Fatal Bullet é o novo RPG de ação baseado no popular anime. Disponível para PS4, Xbox One e PC (via Steam), o game traz a complexidade dos RPGs antigos, mas com mecânicas de tiro em terceira pessoa acessíveis a qualquer jogador. Confira dicas para se aventurar pela Gun Gale Online:

Troque a mira constantemente

Fatal Bullet traz um sistema de batalha em que é possível optar pela mira assistente, que trava o zoom no inimigo e facilita os disparos, além da mecânica padrão de tiro - que nos joysticks se resume a dar zoom com o analógico direito e atirar com o botão esquerdo.

Sword Art Online: Fatal Bullet: dicas para jogar o novo RPG de ação — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Mesmo sendo muito mais divertido mirar manualmente nos oponentes, há momentos da história cuja mira assistente é exigida. Em batalhas contra chefes, por exemplo, que se movimentam mais rápido que o normal, a assistência é essencial para sobreviver.

Como não há uma forma de reduzir o nível de dificuldade pelos menus, o melhor a fazer para facilitar o progresso é utilizar a mira assistente. É importante ressaltar que a mira fica ativa somente para armas e equipamentos de longa distância.

Equipe novas armas e faça upgrades

Em Fatal Bullet, há um sistema de looting semelhante ao que se vê em jogos atuais de ação, como Destiny e The Division. As armas são separadas por cores e possuem níveis de raridade, então é importante ficar de olho no inventário para saber se existe um item superior ao que está equipado.

Sword Art Online: Fatal Bullet: faça upgrades em todos os personagens do time — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Ao visitar a cidade, certifique-se de fazer upgrades e descobrir engramas com os vendedores alocados no quarto de Kirito. Você pode melhorar os atributos de armas existentes ou transformar um equipamento inutilizável em algo mais poderoso e que poderá fazer a diferença nos combates.

Aprimore habilidades da equipe

Não somente o seu personagem pode ser melhorado, mas também os seus parceiros de time. Fique de olho na aba “Habilidades”, acessível a partir do menu no botão de pausa, para distribuir pontos de atributo no protagonista e em seus companheiros de batalha.

Por se tratar de um RPG com elementos tradicionais, o sistema de evolução de personagem é tão robusto e importante quanto as armas a serem equipadas. Além dos atributos, lembre-se de desbloquear habilidades e mapeá-las em seu esquema de controle. Habilidades de cura, por exemplo, não podem faltar em nenhum personagem.

Sword Art Online: Fatal Bullet: distribua os atributos com cuidado no menu de habilidades — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Cumpra missões secundárias

As missões secundárias da Gun Gale Online são de extrema importância para evoluir os personagens rapidamente. O protagonista pode aceitar missões no laboratório central da cidade, em uma das máquinas posicionadas ao lado da base de teletransporte.

Uma boa dica é aceitar todas as missões disponíveis de uma única vez para cumpri-las em uma mesma visita ao campo de combate. Caso você queira repetir uma das atividades, basta retornar ao centro e aceitá-la novamente. Procure gerenciar as missões ativas a partir do menu de pausa, na aba de missões.

Fique atento ao estoque de munição

Agora que o gameplay de Sword Art Online é voltado ao tiroteio em terceira pessoa, é preciso gerenciar o estoque de munição com cautela para evitar ficar sem poder de ataque durante as missões. Munições podem ser adquiridas no centro da cidade, na área central, e são comercializadas pela moeda principal do MMO.

Sword Art Online: Fatal Bullet: utilize armas corpo a corpo caso fique sem munição — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Há, inclusive, tipos diferentes de munição para uma mesma arma. Você pode escolher balas com taxa elevada de dano crítico, por exemplo, ou ainda aplicar poder elemental para vencer um inimigo específico. Tudo vai depender do seu objetivo atual.

Priorize armas com disparo automático

Ao menos no início da aventura, procure usar metralhadoras automáticas, já que o personagem possui pouca mobilidade e essa é a melhor categoria de arma para “farmar”, considerando a sua taxa de dano por segundo. Deixe para usar pistolas, rifles de precisão e equipamentos de maior cadência quando estiver em um nível avançado.

Use a movimentação a seu favor

Por ter o combate voltado à ação em terceira pessoa, os personagens possuem duas habilidades de esquiva: o rolamento e uma dash. Ambas habilidades podem ser utilizadas a qualquer momento, sem a necessidade de recarga, então use-as sempre que possível.

Sword Art Online: Fatal Bullet: utilize o arpéu para descobrir baús e explorar cenários — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Além da esquiva, o protagonista tem à disposição uma espécie de arpéu para se conectar a qualquer superfície vertical. O acessório é ideal para alcançar baús em áreas escondidas, então fique atento aos detalhes do ambiente e faça bom uso do novo item.

Mais do TechTudo