Jogos de aventura

Por Marcell Santos, para o TechTudo


Subnautica é um game de sobrevivência e exploração, com toques de terror, disponível para PC através da Steam, e futuramente para Xbox One e PS4. No jogo, o personagem se encontra isolado em um planeta alienígena e deverá explorar o oceano em busca de recursos que o ajudem a se manter vivo e, por fim, sair do planeta.

Um dos maiores pontos positivos de Subnautica é o tamanho do oceano a se explorar. Existe uma área muito vasta onde se pode encontrar muitos recursos para se manter vivo. No entanto, existe também uma grande quantidade de flora e fauna alienígenas que apresentam perigo e ameaça constantes. Confira a seguir nossas dicas pra mandar bem no jogo (contém spoilers).

Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Escaneie tudo

Uma das primeiras dicas do jogo é: escaneie tudo o que passar na sua frente. Isso pode ser chato, mas é a forma mais eficaz de começar a entender os recursos e como cada um deles poderá ser usado, em combinação com outros, para gerar novos recursos no futuro.

A flora e a fauna alienígena em Subnautica são muito extensas e explorá-las é também um dos objetivos do jogo. Cada vez que você explora e escaneia animais e objetos, os dados são armazenados no seu PDA e você poderá aprender mais sobre as diversas formas de vida e comportamento alienígena do planeta.

Aproveita para mapear todos os animais e objetos do jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos Aproveita para mapear todos os animais e objetos do jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Aproveita para mapear todos os animais e objetos do jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Comida, água e ferramentas são essenciais

Nos primeiros minutos de jogo, você perceberá o quão importante são esses três recursos básicos para sua sobreviência. Sem comida e sem água, certamente você morrerá. Para encontrá-los, muitas vezes é necessário dispor de ferramentas adequadas para coletá-los.

Sempre que for sair em alguma expedição de exploração, certifique-se de organizar seu inventário e levar consigo comida, água e as ferramentas adequadas. Do contrário, você certamente perecerá no meio do caminho tentanto. Para coletar sementes, por exemplo, é necessário utilizar a faca, uma das ferramentas mais essenciais do jogo.

Carregue sempre água, comida e ferramentas — Foto: Reprodução/Marcell Santos Carregue sempre água, comida e ferramentas — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Carregue sempre água, comida e ferramentas — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Para conseguir alimentos, além de encontrá-los prontos, você pode produzí-los no fabricador, pegar peixes e cozinhá-los ou até mesmo plantar sementes e colher frutas e vegetais comestíveis. A forma mais eficaz de pegar muitos peixes é utilizando a armadilha de gravidade. Ela atrairá vários animais pequenos comestíveis, depois é só coletar com a mão mesmo.

É importante ressaltar que, você só deverá cozinhar os peixes se realmente estiver com fome e for comê-los na hora. Do contrário, eles começarão a se decompor em seu inventário e serão descartados. Para plantar frutas e legumes você só precisa de sementes e um de canteiro exterior ou interior.

Use a Armadilha de Gravidade para capturar peixes em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos Use a Armadilha de Gravidade para capturar peixes em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Use a Armadilha de Gravidade para capturar peixes em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Construa uma base sólida

Ter uma base sólida, além da sua cápsula de sobrevivência, é de suma importância e facilitará a coleta de recursos em locais mais afastados. No entanto, você precisará de muitas horas jogando e coletando itens, afim de construir os recursos necessários para então utilizar o Construtor de Habitat e começar a projetar sua base.

O Contrutor de Habitat é uma ferramenta muito útil após um certo ponto do jogo. Com ele, é possível construir fundações, salas multi-uso, observatórios com janelas e inclusive a Moonpool (uma baía com uma grande estrutura para alocar e melhorar veículos).

Construa sua própria base conforme você for evoluindo no jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos Construa sua própria base conforme você for evoluindo no jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Construa sua própria base conforme você for evoluindo no jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Além dos itens já mencionados, é possível adicionar vários outros no interior das salas, tais como: camas simples ou duplas, máquinas de café, aquários, lixeiras, mesas, cadeiras, armários, prateleiras, rádio sinalizador, estações de modificação e muitos mais.

Sinalizadores

Como mencionamos anteriormente, Subnautica não possui um mapa, o que pode tornar a experiência um pouco frustrante. É muito fácil se perder em um oceano tão grande e repleto de locais diferentes. Você pode até utilizar a bússola, que será adquirida em certo ponto do jogo, mas ela não é eficaz para se orientar embaixo d'água.

Uma das ferramentas mais eficientes para ajudar na localização é o sinalizador. Ele pode ser deixado praticamente em qualquer local (dentro da água) e também é possível editar o nome de cada um deles, facilitando a identificação do local onde ele foi deixado.

Utilize Sinalizadores ao longo da exploração — Foto: Reprodução/Marcell Santos Utilize Sinalizadores ao longo da exploração — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Utilize Sinalizadores ao longo da exploração — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Utilize sinalizadores para localizar entradas de cavernas, ilhas distantes da sua cápsula de sobrevivência ou de sua base. Além deles, você poderá se guiar no interior de cavernas com a Ferramenta guia. Ela permite que você solte discos sinalizadores que irão facilitar sua orientação no caminho de volta. Afinal, é muito fácil se perder no interior das diversas cavernas do jogo.

Além de nomear cada sinalizador, você poderá mudar sua cor e ativar ou desativar a visualização do mesmo através do seu PDA. Acesse a aba "Beacon Manager" (ainda não traduzido para o português) no seu PDA. Na parte lateral esquerda, é possível desativar a visualização de cada item. No lado direito, você poderá escolher a cor de cada um deles.

Mude a cor e nome de seus Sinalizadores — Foto: Reprodução/Marcell Santos Mude a cor e nome de seus Sinalizadores — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Mude a cor e nome de seus Sinalizadores — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Cuidado ao anoitecer

O anoitecer em Subnautica é sempre um perigo a mais. Uma vez que você pode ser atacado repentinamente e morto em qualquer hora do dia, leve em consideração que a ameaça noturna é pelo menos duas vezes maior. Apesar de você dispor de uma lanterna para exploração de áreas mais escuras, você poderá ser facilmente surpreendido por animais que tem hábitos noturnos. Portanto, se puder evitar sair nesse período, sua experiência será menos traumática.

O anoitecer é perigoso em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos O anoitecer é perigoso em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

O anoitecer é perigoso em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Veículos e a ferramenta de reparo

Por diversas vezes, você perceberá que seu veículo foi danificado e precisará repara-lo ou começar a coletar recursos para construir outro. Como a coleta não é tão fácil, é possível utilizar a Ferramenta de Reparo para consertar seus veículos e estruturas afim de utilizá-los por mais tempo.

O Cyclops, por exemplo, é o maior veículo do jogo. Ele é um submarino potente que pode ser utilizado para chegar no lugares mais profundos do oceano. No entanto, se você utilizá-lo em velocidade máxima, por exemplo, ou bater em corais de recife e rochas submarinas, poderá danificá-lo ou até mesmo causar incêndios internos. Para corrigir tais problemas, utilize a Ferramenta de Reparo e o extintor de incêndio, caso seja necessário.

A Ferramenta de Reparo é sempre muito útil em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos A Ferramenta de Reparo é sempre muito útil em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

A Ferramenta de Reparo é sempre muito útil em Subnautica — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Armas e ameaças

É sempre bom enfatizar que, apesar de Subnautica ser um game de sobrevivência e exploração, as ameaças são constantes. Carregar armas ao sair em expedições é algo que também pode ser considerado extremamente necessário.

Se você se importa com seus recursos e quer evoluir no jogo sem morrer (você morrerá várias vezes, acredite), você pode reduzir os riscos e carregar consigo ao menos um Rifle de êxtase e um canhão propulsor. O rifle é a melhor arma a ser utilizada se você quiser enfrentar o Reaper Leviathan, já que ele paralisa os inimigos dentro da área próxima do disparo e então te dá tempo para atacar ou fugir, a escolha é sua.

Sempre carregue armas para um eventual confronto — Foto: Reprodução/Marcell Santos Sempre carregue armas para um eventual confronto — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Sempre carregue armas para um eventual confronto — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Além da área jogável

Apesar de Subnautica possuir um mapa bem extenso, ele tem limitações. Após atingir uma certa distância da cápsula de sobrevivência, você perceberá que não há nenhum recurso útil e será perseguido pelo Ghost Leviathan. Ele é praticamente a alma do Reaper Leviathan que funciona como uma espécie de guardião dos limites do jogo.

A menos que você conheça os caça-fantasmas, não será possível eliminá-lo e a morte é praticamente certa. Portanto, a recomendação aqui é: evite se afastar além de 2000 metros de distância da cápsula de sobrevivência. A mesma dica é válida para lugares mais profundos, ainda que eles estejam relativamente próximos à cápsula.

Ghost Leviathan é o guardião dos limites do jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos Ghost Leviathan é o guardião dos limites do jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Ghost Leviathan é o guardião dos limites do jogo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Quer compartilhar dicas com a gente? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo