Por Paulo Alves, para o TechTudo


A recém chegada atualização do Android 8 Oreo para Galaxy S8 e S8 Plus trouxe aos celulares da Samsung uma mudança no funcionamento de notificações. A nova versão do sistema do Google, que conta com as modificações da interface Samsung Experience 9.0, possibilita gerenciar os tipos de alertas de cada aplicativo instalado, oferecendo ao usuário mais controle sobre o que é importante.

Além disso, o update traz aos smartphones um novo atalho para visualizar as notificações diretamente pelo ícone do app na tela inicial. No tutorial a seguir, veja o passo a passo de como usar os recursos no seu celular.

Review do Galaxy S8

Review do Galaxy S8

Como definir os tipos de notificações

Passo 1. Acesse as configurações do Galaxy S8 e toque na opção “Notificações”. Essa tela permite ligar ou desligar completamente os alertas de certos apps, mas é possível controlar a função de forma granular mais afundo nos menus.

Passo 2. Toque sobre um app que costuma importunar com muitas notificações. Os canais de notificações ainda são compatíveis com poucos apps, mas alguns famosos como Uber e WhatsApp já oferecem suporte.

Acesse as configurações de notificações e selecione um dos aplicativos da lista — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as configurações de notificações e selecione um dos aplicativos da lista — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as configurações de notificações e selecione um dos aplicativos da lista — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. O celular exibirá uma lista de tipos de notificações enviadas pelo aplicativo. Em vez de bloquear todos os avisos, é possível impedir o recebimento de apenas algumas categorias.

Acesse as categorias de notificações e desabilite apenas as indesejadas — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as categorias de notificações e desabilite apenas as indesejadas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as categorias de notificações e desabilite apenas as indesejadas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Há apps que permitem fazer esse tipo de controle nas suas próprias configurações, mas outros só terão a função detalhada acessível nos ajustes do sistema operacional.

Como adiar notificações

Passo 1. Ao receber um novo alerta, deslize a janela de notificação suavemente para a lateral direita até ver um ícone em forma de sino. Toque no botão para acessar as opções de adiamento.

Deslize uma notificação para ver o botão em forma de sino — Foto: Reprodução/Paulo Alves Deslize uma notificação para ver o botão em forma de sino — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Deslize uma notificação para ver o botão em forma de sino — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Selecione entre 15 minutos, 30 minutos, uma hora ou duas horas. Ao tocar em “Salvar”, a notificação some da cortina e volta apenas após o tempo estipulado.

Defina um prazo para a notificação voltar a aparecer na cortina do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves Defina um prazo para a notificação voltar a aparecer na cortina do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Defina um prazo para a notificação voltar a aparecer na cortina do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Rótulos e atalhos de notificação

Os rótulos de notificação do Galaxy S8 ganharam uma nova forma de apresentação que deixa de exibir o contador na tela inicial. A seguir, veja como configurá-los.

Passo 1. Acesse as configurações de notificação e toque no item “Selos nos ícones de app”.

Passo 2. Marque a opção “Exibir sem número” para mostrar apenas o pequeno selo vermelho, sem contador. Além disso, certifique-se de que a chave ao lado de “Exibir notificações” está ligada.

Desative o contador de notificações e habilite as prévias na tela inicial — Foto: Reprodução/Paulo Alves Desative o contador de notificações e habilite as prévias na tela inicial — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Desative o contador de notificações e habilite as prévias na tela inicial — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Apps com notificações pendentes mostrarão um pequeno ponto vermelho. Mantenha o app pressionado para expandir a notificação diretamente na tela inicial.

Mantenha um ícone pressionado para ler a notificação — Foto: Reprodução/Paulo Alves Mantenha um ícone pressionado para ler a notificação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Mantenha um ícone pressionado para ler a notificação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Toque no alerta para abrir o app ou deslize para remover a notificação. Após excluir ou visualizar, o app deixa de exibir o rótulo colorido no ícone. Ao dispensar uma notificação da maneira tradicional, por meio da cortina de alertas, o rótulo também sumirá do ícone.

Remova uma notificação a partir da janela do ícone — Foto: Reprodução/Paulo Alves Remova uma notificação a partir da janela do ícone — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova uma notificação a partir da janela do ícone — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Android 8 Oreo chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo