Por Lucas Mendes, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Quando o iPhone (iOS) para de carregar com 80% ou, até mesmo, não recarrega, é possível solucionar esses e outros problemas com alguns procedimentos que podem ser realizados em casa. Para isso, a própria Apple oferece ao usuário algumas dicas para solucioná-los. Confira no tutorial abaixo como realizar esses passos de maneira simples e rápida.

Ainda assim, vale o aviso: caso nenhuma das soluções funcione, o ideal é que o usuário entre em procure o suporte da Apple ou uma assistência técnica especializada.

Veja como resolver o problema de carregamento do iPhone com dicas da própria Apple — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Veja como resolver o problema de carregamento do iPhone com dicas da própria Apple — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Veja como resolver o problema de carregamento do iPhone com dicas da própria Apple — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O cabo e a tomada estão funcionando corretamente?

Quando o iPhone começa a apresentar problemas no carregamento, é bastante comum que o usuário ache que o defeito está no celular. Porém, também é possível que a origem do problema esteja, na verdade, no cabo ou no carregador.

Por isso, antes de qualquer outra coisa, certifique-se de que estão funcionando corretamente. É também importante testar em outra tomada. Dessa forma, o usuário pode certificar se o problema está no telefone ou não.

Se o iPhone não recarrega ou o carregamento é lento

Caso o seu iPhone não carregue a bateria ou a recarga esteja lenta, siga os seguintes passos para tentar solucioná-lo:

Passo 1. Verifique se há algum defeito no cabo ou no carregador.

Passo 2. Limpe bem a porta de carregamento e remova todos os resíduos.

Passo 3. Insira o cabo corretamente – confira se ele está firme, para garantir. Depois, deixe o iPhone carregando por 30 minutos.

Passo 5. Deixe carregando novamente por mais 30 minutos.

Verifique o tempo de carregamento do iPhone — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Verifique o tempo de carregamento do iPhone — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Verifique o tempo de carregamento do iPhone — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Se o iPhone parou de carregar com 80%

Às vezes, o iPhone só carrega até 80% e depois para. Esse recurso é uma maneira que a Apple encontrou para aumentar a vida útil da bateria. Isso ocorre, principalmente, quando o iPhone começa a esquentar muito durante o carregamento. Por isso, para não prejudicar os seus componentes, a recarga "trava" nessa porcentagem.

A recomendação é que o usuário espere a temperatura baixar e carregue novamente, para que ela volte a alcançar a potência máxima. Entretanto, caso nunca passe dos 80%, leve o seu iPhone a uma assistência técnica para que tudo seja resolvido corretamente.

Veja se o iPhone irá passar dos 80% de carregamento — Foto: Luciana Maline/TechTudo Veja se o iPhone irá passar dos 80% de carregamento — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Veja se o iPhone irá passar dos 80% de carregamento — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Se um alerta informar que o acessório não é compatível

Ao comprar um carregador que não tenha sido fabricado pela Apple ou não possua o selo de certificação MFi, pode ser que o acessório não seja compatível com o dispositivo, emitindo um erro assim que conectado. Entretanto, é possível que essa notificação apareça mesmo com um produto confiável. Se este é o problema, siga os passos abaixo:

Passo 1. Limpe bem a porta de entrada do cabo de carregamento do iPhone.

Passo 2. Reinicie o dispositivo e use outro cabo e carregador.

Passo 3. Verifique se o seu iPhone está atualizado.

Passo 4. Tente carregar novamente.

Procure uma assistência técnica da Apple

Se as opções acima não solucionarem o problema do seu iPhone, o ideal é procurar o suporte da Apple. Para isso, saiba como usar a garantia e a assistência técnica da companhia nos seus dispositivos.

iPhone: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

iPhone: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo