Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O teclado nativo da Samsung nos Galaxy S8 e S8 Plus oferece envio de GIFs a partir da atualização para Android 8 Oreo. Com a novidade, o usuário não precisa mais recorrer a outros apps de teclado para usar a função, como o Gboard, do Google. O recurso usa a biblioteca do Giphy e fica localizado em um novo menu de compartilhamento de imagens do aplicativo, que também inclui emojis e figurinhas. Veja no tutorial como compartilhar GIFs no teclado do smartphone sem precisar instalar apps.

Veja como enviar gifs direto do teclado Galaxy S8 — Foto: Ana Marques/TechTudo

Passo 1. Abra o teclado em um aplicativo que aceite o compartilhamento de GIFs, como o WhatsApp. Se o botão de acesso aos GIFs não estiver disponível, toque no botão de alternância de menus no teclado da Samsung. Depois, selecione a opção de GIFs.

Alterne o menu para ver o botão de GIFs no teclado Samsung — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. No primeiro uso, o teclado emite um alerta avisando sobre a mudança de layout para GIFs. Toque em “Usar teclado GIF” para ver o acervo do Giphy.

Acesse o teclado de GIFs no teclado Samsung — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Navegue entre as diversas categorias disponíveis. Role horizontalmente para ver os GIFs organizados por temas como diversão, aprovação, aplausos e alimentos. Ao contrário do Gboard, o teclado da Samsung não conta com ferramenta de busca integrada.

GIFs do Giphy são separados por várias categorias — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Selecione um GIF para enviar automaticamente em uma conversa. No WhatsApp, basta revisar o envio antes de compartilhar no chat.

Envie GIFs do teclado Samsung em apps como o WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Ao usar GIFs pela primeira vez, o app exibe um ícone de relógio que dá acesso rápido às últimas animações usadas. Toque no ícone de teclado na lateral para retornar ao layout padrão de digitação.

Volte para a digitação normal após o envio de GIFs — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

Review do Galaxy S8

Review do Galaxy S8

Mais do TechTudo