Produtividade

Por Helito Bijora, para o TechTudo


O Word permite adicionar citações e bibliografia automaticamente aos documentos. O recurso é útil para quem produz textos formais, como artigos e trabalhos acadêmicos. Infelizmente, a ferramenta não tem suporte às Normas Brasileiras aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No entanto, é possível usar a ISO 690, sistema no qual as NBRs foram baseadas.

Confira, no tutorial a seguir, como adicionar citações e criar uma bibliografia automática no Word. O procedimento foi feito no Office 2016, mas as dicas também valem para usuários das edições anteriores do aplicativo da Microsoft.

Aprenda a criar citações e inserir referências bibliográficas automáticas no Word — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Aprenda a criar citações e inserir referências bibliográficas automáticas no Word — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Aprenda a criar citações e inserir referências bibliográficas automáticas no Word — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Adicionar citações

Passo 1. Posicione o cursor de texto no local em que você quer adicionar a citação. Agora, na aba "Referências", clique em "Inserir Citação" e vá em "Adicionar Nova Fonte Bibliográfica...";

Adicione uma citação no Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora Adicione uma citação no Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Adicione uma citação no Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Selecione o tipo da fonte, digite os dados e pressione "OK". Caso queira adicionar outras informações, marque a opção "Mostrar Todos os Campos de Bibliografia";

Insira os dados da fonte a serem registrados no documento do Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora Insira os dados da fonte a serem registrados no documento do Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Insira os dados da fonte a serem registrados no documento do Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Depois, para adicionar novas citações da mesma fonte e autor, basta clicar em "Inserir Citação" e escolher a opção desejada.

Adicione citação de fonte cadastrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora Adicione citação de fonte cadastrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Adicione citação de fonte cadastrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Adicionar bibliografia automática

Passo 1. Com todas as citações registradas no Word, é possível adicionar uma bibliografia automaticamente. Para fazer isso, ainda na seção "Referências", clique em "Bibliografia" e novamente em "Bibliografia";

Inserindo bibliografia automática — Foto: Reprodução/Helito Bijora Inserindo bibliografia automática — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Inserindo bibliografia automática — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Todas as referências bibliográficas usadas nas citações serão listadas em ordem alfabética;

Bibliografia automática do Word é listada em ordem alfabética — Foto: Reprodução/Helito Bijora Bibliografia automática do Word é listada em ordem alfabética — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Bibliografia automática do Word é listada em ordem alfabética — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. A formatação das referências pode ser alterada em "Estilo". Não existe a opção de usar as NBRs brasileiras, mas você pode optar pela ISO 690, que é bastante parecida.

Altere a formatação das referências bibliográficas no Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora Altere a formatação das referências bibliográficas no Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Altere a formatação das referências bibliográficas no Word — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pronto. Aproveite as dicas nos próximos textos acadêmicos, crie citações e referências bibliográficas de forma automática no Word.

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

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