Como desativar o teclado do notebook

Usuário deve instalar um driver incompatível para que o dispositivo pare de funcionar; passo a passo ensina também como reativar

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Desativar o teclado integrado do notebook com Windows pode ser útil em algumas situações. A principal delas é para o uso de periféricos externos, via USB, ou quando o dispositivo está com problemas. Para realizar o procedimento é necessário atualizar o driver do teclado e instalar um software incompatível, que faz com que o dispositivo pare de funcionar. A desativação do teclado não é tão simples quanto a da webcam, por exemplo, pois o sistema operacional considera o equipamento importante e impede a ação.

Confira, no passo a passo a seguir, como desativar o teclado integrado do notebook. O processo foi feito no Windows 10, mas as dicas também valem para usuários de versões anteriores do sistema da Microsoft.

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado

Passo 1. Abra o "Gerenciador de Dispositivos". Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar e, no menu que aparece, clique em "Gerenciador de Dispositivos";

Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, expanda a categoria "Teclados" e clique com o botão direito do mouse sobre o modelo do teclado integrado ao notebook. Em seguida, selecione "Atualizar Driver";

Abra o assistente de atualização de driver do computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o assistente de atualização de driver do computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o assistente de atualização de driver do computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na janela de atualização de driver, clique em "Procurar software de driver no computador";

Instale um driver a patir do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instale um driver a patir do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instale um driver a patir do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na sequência, vá em "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador";

Abra a lista de drivers disponíveis no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra a lista de drivers disponíveis no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a lista de drivers disponíveis no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Desmarque a opção "Mostrar hardware compatível" e, na lista abaixo, selecione um modelo de teclado qualquer. A ideia é instalar um driver incompatível para que o componente pare de funcionar;

Escolha um driver qualquer no computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha um driver qualquer no computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escolha um driver qualquer no computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Uma mensagem de alerta será exibida. Clique em "Sim" para confirmar;

Confirme a instalação do driver incompatível no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a instalação do driver incompatível no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a instalação do driver incompatível no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Por fim, clique em "Fechar" e reinicie o computador. Após a ação, o teclado integrado do seu notebook deve parar de funcionar.

Finalize a instalação e reinicie o PC com Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalize a instalação e reinicie o PC com Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalize a instalação e reinicie o PC com Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como reativar

Passo 1. Caso queira reativar o teclado do seu notebook, volte ao "Gerenciador de Dispositivos", clique com o botão direito sobre o teclado e vá em "Atualizar driver";

Abra o assistente de atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o assistente de atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o assistente de atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Dessa vez, clique em "Pesquisar automaticamente o software de driver atualizado";

Reinstale o driver correto no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reinstale o driver correto no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reinstale o driver correto no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora é só aguardar até que o Windows reinstale o driver compatível para o teclado voltar a funcionar. Por fim, clique em "Fechar".

Finalizando atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalizando atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Aproveite as dicas para desativar o teclado integrado do seu notebook Windows quando precisar.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo