Como desvincular uma conta Google de um celular roubado ou perdido

Função impede acesso de terceiros a e-mails, agenda de contatos e outras informações pessoais.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Usuários com um celular roubado ou perdido podem desvincular a conta Google à distância para evitar que seus dados sejam obtidos por pessoas não autorizadas. A empresa oferece uma ferramenta online que permite excluir o Gmail do smartphone usando qualquer outro aparelho com sua conta logada, seja ele um celular ou um computador.

A função é útil para impedir o acesso indevido aos seus e-mails, contatos, histórico de navegação, apps e outras informações atreladas ao perfil. No tutorial a seguir, veja como remover uma conta Google de um iPhone (iOS) ou Android.

Veja como remover uma conta Google de um celular perdido ou roubado (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo) Veja como remover uma conta Google de um celular perdido ou roubado (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Veja como remover uma conta Google de um celular perdido ou roubado (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Passo 1. Em um celular secundário ou no PC, abra o Google Chrome e faça login na sua conta Google.

Faça login em sua conta Google usando outro celular via Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login em sua conta Google usando outro celular via Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login em sua conta Google usando outro celular via Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Com a conta Google logada, volte à tela inicial do Google e toque no menu da página. Escolha a opção “Minha conta”. Em seguida, selecione “Login e segurança”.

Acesse o menu de login e segurança no site Minha Conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o menu de login e segurança no site Minha Conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o menu de login e segurança no site Minha Conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Role a página até a seção “Dispositivos usados recentemente” e toque em “Consultar dispositivos”. O Google irá mostrar a lista de aparelhos com a sua conta logada. Selecione o celular roubado ou perdido.

Selecione o celular perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione o celular perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione o celular perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na tela de detalhes do aparelho, toque em “Remover” e confirme a escolha na janela pop-up. A partir daí, o dispositivo estará impedido de acessar seus dados do Google, como e-mail, contatos e histórico de navegação, a não ser que a senha da conta seja inserida.

Remova a conta Google do aparelho perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Remova a conta Google do aparelho perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Remova a conta Google do aparelho perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Como recuperar mensagens do Facebook excluídas no Android? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo