Imagens

Por Barbara Mannara, para o TechTudo


O Google Fotos é o aplicativo de galeria de imagens oficial para alguns smartphones Android. Além do armazenamento em nuvem, o app também disponibiliza ferramentas para fazer buscas internas, utilizando reconhecimento facial de fotos salvas, busca por voz, encontrar diferentes pastas no dispositivo ou até imagens por categorias, como paisagens ou selfies.

Quer saber como usar essas dicas? Confira o passo a passo testado no Android, mas que deve funcionar de forma similar no iPhone (iOS).

Veja as dicas para fazer buscas por imagens no Google Fotos — Foto: Ana Marques/TechTudo

1) Busca por reconhecimento facial

Passo 1. O aplicativo permite encontrar várias fotos por reconhecimento facial dos amigos. Assim, há um banco com todas as imagens de cada rosto que surge nas suas fotos. Para isso, abra o Google Fotos e selecione "Álbuns" no menu. Depois, toque na categoria "Pessoas e animais de estimação".

Encontre a categoria de reconhecimento facial do Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Todos os seus amigos que surgiram em suas fotos serão mostrados com as "carinhas" em cada quadrado. Basta selecionar um dos contatos para acessar o banco completo com todas as fotos que incluem essa pessoa, organizadas por data.

Encontre as fotos de seus amigos e bichinhos no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

2) Busca inteligente

Passo 1. O Google Fotos tem um sistema de busca inteligente que permite interligar dados e imagens de forma prática. Basta adicionar uma palavra-chave, como o nome de um local, por exemplo, para ela funcionar. Esse cruzamento de informações reúne o local onde a foto foi feita, amigos, conteúdo da imagem e muito mais.

Use a busca inteligente do Google Fotos com palavras-chave — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

3) Por pastas diferentes

Passo 1. No Android, as imagens ficam salvas em pastas separadas, e o Google Fotos também separa os arquivos entre elas. Para encontrar, abra o app e toque em "Albuns". Note que lá estarão as pastas separadas por "Câmera", "Screenshots", "WhatsApp Imagens" e todas as demais existentes. Basta tocar em uma delas para abrir o conteúdo específico com imagens e vídeos.

Encontre fotos salvas em pastas do celular — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

4) Encontrar fotos por locais

Passo 1. O Google Fotos também separa as imagens identificando os lugares automaticamente. Para isso, selecione a aba "Álbuns" no menu e depois note que todos os locais salvos serão listados na tela.

Encontre fotos por locais no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Basta selecionar um dos locais para expandir todas as imagens relacionadas com o lugar. No topo também serão mostrados os álbuns e pastas que podem conter fotos relacionadas com a localidade.

Veja todas as fotos relacionadas com cada lugar — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

5) Fotos separadas por tipo

Passo 1. Para simplificar a busca, o usuário pode encontrar suas selfies, imagens em 360º, colagens e mais. Para isso, toque na barra de busca no topo do app. Depois note que as categorias rápidas serão listadas logo abaixo. Ao tocar em uma delas, o app vai mostrar apenas imagens relacionadas, organizadas por data.

Encontre fotos pelas categorias rápidas no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

6) Busca por voz

Passo 1. A busca por imagens também pode ser feita por voz, sem precisar digitar. Toque na barra de busca e selecione o botão de "microfone" no topo direito.

Faça a busca por fotos com a voz no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Diga uma palavra-chave e aguarde a identificação. O app vai mostrar todas as imagens e vídeos relacionados com a pesquisa.

Aguarde a leitura de voz com a palavra-chave e veja o resultado de imagens no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Mais do TechTudo