Como impedir que o Facebook rastreie seus dados pelo Firefox

Plugin também impede acesso a dados do usuário no Instagram e Facebook Messenger

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Facebook Container é um plugin da Mozilla que permite acessar redes sociais com maior proteção à privacidade no Firefox. Em forma de extensão, o programa mantém Facebook, Messenger e Instagram isolados do restante do navegador e impede o acesso desses sites a cookies, assim como o uso de mecanismos de rastreamento do usuário. A solução é uma forma de manter o histórico de navegação longe do alcance dos anunciantes que utilizam anúncios patrocinados nas principais mídias digitais.

A extensão para Firefox preserva a identidade do perfil no Facebook para dificultar o controle dos outros sites visitados. Confira, no tutorial a seguir, o passo a passo de como impedir o rastreio de dados no Facebook pelo navegador da Mozilla.

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Passo 1. Baixe e instale a extensão Facebook Container, na loja oficial de add-ons do Firefox (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/facebook-container/, ao clicar em "Add to Firefox";

Baixe a extensão Facebook Container para Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Baixe a extensão Facebook Container para Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Baixe a extensão Facebook Container para Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Autorize o navegador a instalar a extensão para começar a usar. Para isso, vá em "Adicionar";

Instale a extensão Facebook Container no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Instale a extensão Facebook Container no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Instale a extensão Facebook Container no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Com o plugin instalado, abra o Facebook, o Messenger ou o Instagram pelo navegador e faça login novamente. Repare que, dessa vez, o Firefox exibe um novo ícone azul ao lado do endereço. O sinal indica a ativação do acesso isolado;

Abra o Facebook no Facebook Container para Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra o Facebook no Facebook Container para Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o Facebook no Facebook Container para Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao clicar em links do feed do Facebook, Instagram ou de mensagens no Messenger, o Firefox abre o conteúdo fora do Container e deixa de mostrar o ícone azul na barra de endereços.

Abra links da web em um ambiente separado do Facebook ao usar o Facebook Container (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra links da web em um ambiente separado do Facebook ao usar o Facebook Container (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Veja no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo