Por Paulo Alves, para o TechTudo


O aplicativo Instabridge oferece um mapa completo de redes Wi-Fi abertas ou com senhas conhecidas ao redor e permite baixar as informações para consulta offline. O recurso é útil quando o pacote de dados do usuário chega ao fim ou está viajando no exterior, pois dispensa internet para encontrar o ponto de acesso gratuito mais próximo.

Disponível para iPhone (iOS) e Android , o app permite pesquisar locais na região com conexão disponível. Depois, basta caminhar até o alcance do sinal, ativar a antena Wi-Fi do smartphone e conectar com um toque. Veja como baixar mapas e acessar as informações do Instabridge mesmo sem 3G ou 4G.

Instabridge: aplicativo tem mapa offline das redes Wi-Fi da região  — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo Instabridge: aplicativo tem mapa offline das redes Wi-Fi da região  — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Instabridge: aplicativo tem mapa offline das redes Wi-Fi da região — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Os criadores do Instabridge garantem que o procedimento não infringe nenhuma lei. Eles esclarecem que o aplicativo "não irá hackear nem mudar a senha de nenhum Wi-Fi" e também afirmam que o usuário "será conectado legalmente a senhas públicas e compartilhadas".

Passo 1. Acesse o Instabridge com uma conexão ativa, Wi-Fi ou de dados móveis, e abra os detalhes do seu perfil na parte superior. Em seguida, vá em “Configurações”.

Acesse as configurações do Instabridge — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as configurações do Instabridge — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as configurações do Instabridge — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Toque na opção “Regiões offline” para ver uma lista de pacotes de mapas disponíveis para baixar, separado por continente. Cada item exibe o espaço que será ocupado na memória do celular. Para baixar o mapa usando dados móveis, lembre-se de desativar a opção “Apenas sincronize redes no Wi-Fi”.

Acesse a lista de mapas offline do Instabridge — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse a lista de mapas offline do Instabridge — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a lista de mapas offline do Instabridge — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Toque na nuvem ao lado da região desejada para começar a fazer o download. Para remover o mapa e liberar espaço no armazenamento, basta tocar em “Deletar”.

Baixe mapas para acessar redes Wi-Fi offline — Foto: Reprodução/Paulo Alves Baixe mapas para acessar redes Wi-Fi offline — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Baixe mapas para acessar redes Wi-Fi offline — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como conectar com mapas offline

O modo de uso do Instabridge não muda com mapas online ou offline. A única diferença é que, quando o usuário está sem nenhuma conexão de internet ativa, o app mostra apenas as redes próximas que estão presentes no pacote de mapas baixado.

Passo 1. Se você baixou o mapa da sua região, repare que o Instabridge mostra redes Wi-Fi próximas mesmo com o 3G ou 4G desabilitado. Caminhe para o local que oferece a conexão e toque no botão “Conectar” quando ele estiver disponível na tela. O aplicativo se conectará automaticamente, sem precisar digitar a senha manualmente.

Conecte a redes Wi-Fi no alcance com um toque — Foto: Reprodução/Paulo Alves Conecte a redes Wi-Fi no alcance com um toque — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Conecte a redes Wi-Fi no alcance com um toque — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Após a conexão bem-sucedida, o app exibe o status “Você está online” na tela principal, indicando que o Wi-Fi está pronto para ser usado.

Instabridge mostra quando celular está conectado ao Wi-Fi — Foto: Reprodução/Paulo Alves Instabridge mostra quando celular está conectado ao Wi-Fi — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Instabridge mostra quando celular está conectado ao Wi-Fi — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo