Por Paulo Alves, para o TechTudo


Após pesquisadores acusarem fabricantes de celulares Android de mentir sobre correções de segurança, existe uma maneira de verificar a informação diretamente no celular. O aplicativo SnoopSnitch também permite analisar as atualizações de segurança do sistema. Em poucos segundos, o app avisa quais pacotes de correção de fato estão instalados.

É possível verificar se as vulnerabilidades foram corrigidas ou ainda estão expostas no seu smartphone Android. Confira, no tutorial abaixo, o passo a passo para confirmar se o seu celular está seguro pelo SnoopSnitch.

SnoopSnitch: aplicativo mostra se atualizações de segurança foram instaladas ou não — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo SnoopSnitch: aplicativo mostra se atualizações de segurança foram instaladas ou não — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

SnoopSnitch: aplicativo mostra se atualizações de segurança foram instaladas ou não — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Como checar atualizações de segurança

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo SnoopSnitch no celular Android. Ao abrir o app pela primeira vez, dê “Ok” na janela pop-up. Em seguida, toque em “Click here to test patch level”.

Acesse a função de análise de segurança do SnoopSnitch — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse a função de análise de segurança do SnoopSnitch — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a função de análise de segurança do SnoopSnitch — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Na tela seguinte, veja a data descrita ao lado de “Claimed patch level” para ver o período da atualização que o fabricante diz que liberou para o seu celular. Depois, toque em “Start test” para checar a informação. Aguarde o fim da análise.

Inicie a verificação de pacotes de segurança do Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves Inicie a verificação de pacotes de segurança do Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Inicie a verificação de pacotes de segurança do Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. A tela de resultados mostra, em verde, a quantidade de vulnerabilidades com correção confirmada pelo SnoopSnitch. Toque nos tópicos à esquerda para obter detalhes sobre as correções instaladas ou não instaladas.

Em teste conduzido pelo TechTudo em um Galaxy S8 rodando Android 8 Oreo, o SnoopSnitch confirmou apenas 31 das 54 correções prometidas pelo pacote de segurança liberado pela Samsung em março de 2018.

SnoopSnitch mostra quantas correções estão instaladas no aparelho — Foto: Reprodução/Paulo Alves SnoopSnitch mostra quantas correções estão instaladas no aparelho — Foto: Reprodução/Paulo Alves

SnoopSnitch mostra quantas correções estão instaladas no aparelho — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Quanto maior a barra verde na parte superior, melhor é o nível de segurança confirmado do aparelho. Veja como interpretar a análise:

  • Verde: correções garantidas pelo fabricante e de fato presentes no aparelho
  • Vermelho: correções garantidas pelo fabricante, mas ausentes do aparelho
  • Laranja: correções não mencionadas pelo fabricante, mas presentes no aparelho
  • Azul: o teste não é capaz de verificar a presença ou ausência das correções
  • Cinza: correções não afetadas no aparelho

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

Como remover vírus em um celular Android

Como remover vírus em um celular Android

Mais do TechTudo