O 1.1.1.1 é o endereço do novo servidor DNS da Cloudflare que promete acelerar a abertura de sites no navegador. Comparado a soluções do Google e da Cisco, a empresa oferece mais velocidade para abrir páginas da web no PC. Além disso, ela promete descartar históricos de usuários a cada 24 horas, mantendo o sigilo dos sites visitados. O serviço é gratuito, mas requer um ajuste manual no computador para começar a usar. Veja no tutorial como configurar o Windows para conectar-se à Internet usando o DNS da Cloudflare e deixar a navegação mais veloz.
O DNS é um serviço que funciona como tradutor de nomes e IPs de websites. Ao digitar www.techtudo.com.br na barra de endereços, o servidor DNS configurado no aparelho é responsável por encontrar o servidor que corresponde à página solicitada. Quanto mais rápido o servidor trabalhar, mais ágil será a abertura do site.
Apesar da vantagem oferecida por servidores DNS mais rápidos, poucos usuários trocam o serviço que vem configurado no PC e no celular. O usual é que a provedora de serviços de Internet deixe o seu servidor ativado por padrão. É aí que entram alternativas como o OpenDNS, da Cisco, e o Public DNS, do Google. Agora, a Cloudflare é uma terceira via promissora com promessa de mais velocidade e privacidade dos dados. Veja como configurar o serviço no PC com Windows 10.
Cloudflare promete serviço rápido e preservar a privacidade dos usuários — Foto: Divulgação/Cloudflare
Passo 1. Acesse o Menu Iniciar e clique no ícone de engrenagem, no canto inferior esquerdo, para abrir as configurações.
Acesse as configurações do Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Selecione o menu “Rede e internet”, indicado por um globo.
Acesse os ajustes de internet no PC com Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 3. No menu lateral esquerdo, clique em “Status”. Depois, selecione “Alterar opções de adaptador”, sob a seção "Alterar as configurações de rede".
Altere os ajustes de adaptador de rede — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 4. Clique com o botão direito sobre o item que contém o nome da sua rede Wi-Fi (certifique-se de que o computador está conectado) e abra as propriedades.
Acesse as propriedades do adaptador de rede — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 5. Na lista sob "esta conexão utiliza os seguintes itens", selecione “Protocolo IP versão 4” e clique no botão de “Propriedades” logo abaixo.
Acesse as propriedades do IPv4 no PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 6. Na parte inferior da janela, marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e digite 1.1.1.1 e 1.0.0.1 nos campos de servidor DNS preferencial e alternativo, conforme mostrado na imagem abaixo. Ao final, clique em “OK” para concluir a configuração.
Adicione o endereço da Cloudflare nas configurações de DNS e confirme a configuração em "OK" — Foto: Reprodução/Paulo Alves
A partir de então, seu navegador deve abrir sites mais rápido, com segurança assegurada dos seus dados.
Como resolver problemas de redução na velocidade da Internet? Descubra no Fórum do TechTudo.

Internet na casa toda? Conheça os kits da D-link apresentados na CES 2017