Jogos de ação
Publicidade

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Far Cry 5, game para PS4, Xbox One e PC (download via Steam ou outras lojas online), é um dos grandes lançamentos da Ubisoft de 2018. Com sistema de mundo aberto, tiro em primeira pessoa e muitas tarefas para serem realizadas, o título é grande, e é possível se perder na hora de controlar ações ou lidar com missões. Ele não chega a ser difícil, mas pode ser punitivo, caso você não se programe ou não tenha algumas dicas iniciais para seguir. Saiba como mandar bem na aventura, de preferência antes de iniciar, com as recomendações abaixo:

Far Cry 5 - Primeiros minutos do jogo

Far Cry 5 - Primeiros minutos do jogo

Sempre tente contratar

Far Cry 5 tem um modo cooperativo que te deixa montar esquadrões, jogar com amigos ou com o computador. Assim, é possível contar com uma ajudinha extra – para te ajudar nos tiroteios, te reviver, coletar itens, invadir locais. Procure andar acompanhado, principalmente se for chegar a um local ainda não explorado.

Se você estiver jogando sozinho, não tem problema: o game te permite recrutar personagens que encontrados pelo mapa ou resgatados em missões.

Far Cry 5: recrute personagens para facilitar combates no jogo — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Recrute o cachorro

Boomer é um cachorro que pode ser desbloqueado no início do jogo e serve como parceiro para missões – algo que vai te ajudar muito. Ele pode encontrar e marcar inimigos, atacar em alguns casos e até encontrar itens. Logo depois de terminar o prólogo da aventura, na ilha de Dutch, vá para a Fazenda de Abóboras de Rae-Rae e procure por uma gaiola com um cachorro dentro. Abra-a e tente amansar o animal. Logo ele se unirá a você e servirá como mais do que um amigo em situações de perigo.

Far Cry 5: recrute Boomer logo no início — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Fale com todos

Esta dica tem um pouco de relação com as outras: tente falar com todo mundo no mapa - ao menos as pessoas que não estão tentando te matar. Uma coisa cuidadosa que a Ubisoft inseriu no game foi falas para todos os personagens. Eles sempre têm dicas, mas alguns apresentam itens, benefícios e até oportunidades de parcerias. Não deixe de conversar um pouco quando chegar a uma nova cidade ou resgatar um local ainda pouco explorado.

Far Cry 5: fale com todos para conseguir dicas, itens ou benefícios — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Nunca deixe de coletar itens

Outra dica é ter noção de que itens são coisas raras, isso inclui dinheiro. Não deixe de coletar nada, seja espólios de corpos de inimigos mortos, caixas, locais fechados e até cofres em cidades ou edifícios. Colete o que for possível, mesmo que seja a casa de um personagem aliado. Ele dificilmente se importará com a situação. Fique de olho na sua bolsa, para não encher de forma desnecessária.

Far Cry 5: colete, mas tome cuidado para não encher o inventário de forma desnecessária — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Fuja das estradas principais

Far Cry 5 tem um sistema de viagem rápida, mas que pode ser prejudicial e te colocar ao lado de inimigos. O jogo também te deixa ativar o piloto automático de carros e veículos, permitindo que você dirija por Hope County sem ter que controlar. Mas isso não é tão indicado. A verdadeira dica aqui é fugir das estradas principais, pois elas estão repletas de patrulhas de oponentes e bandidos em geral. Procure viajar nas florestas, montanhas ou por estradas mais discretas. Assim você evita conflitos desnecessários – e economiza bala.

Far Cry 5: viaje por trilhas alternativas — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Abra mais espaço para armas

Por falar em balas, isso é raro em Far Cry 5. Teremos situações onde você pode ficar sem munição para atirar no inimigo. Por isso, procure abrir mais espaços para armas. O jogador começa com duas, normalmente, mas é possível abrir espaço para mais, permitindo mais opções na hora de atacar. Isso é feito por meio do menu de evolução, então comece a gastar pontos com este objetivo. Ah, e tente economizar munição, sempre que possível.

Far Cry 5: desbloqueie espaço para armas — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Cace para conseguir dinheiro

Dinheiro é outro recurso importante em Far Cry 5, mas ele não dá em árvores, assim como no mundo real. Uma excelente dica para obter dinheiro é caçar. Muita gente paga recompensas por determinados animais, restos e peles, o que pode te render quantias bem consideráveis. Por exemplo, uma simples caçada, dependendo do animal, pode te render até $ 900 em dinheiro dentro do jogo. No início do game, isso é um valor bem alto! Vale a pena perder um pouco de tempo nestas tarefas paralelas, pois ter moeda serve para muita coisa, como comprar munição e melhorias.

Far Cry 5: cace para conseguir dinheiro no jogo — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Jogue com calma

Talvez a dica mais importante de todas é: Far Cry 5 é grande, mas ele não vai fugir. Jogue com bastante calma e não tente correr dentro das missões. Tome sua posição segura antes de atirar em um inimigo, pense bastante antes de invadir um local dominado por bandidos. O game te recompensa pela paciência, mas pune pela pressa. Jogar com pressa vai fazer o personagem morrer de forma constante.

Dicas para mandar bem em Far Cry 5 — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Pense que Far Cry 5 foi feito para durar. A campanha principal não é tão grande, se você jogar focado apenas nas missões principais. Mas há tanto a se explorar que fica difícil pensar em aproveitar o título de outra forma, a não ser com calma e fazendo tudo que for possível.

O que você achou do Far Cry 4? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo