Google Tradutor: como conversar em tempo real com quem fala outro idioma

Ferramenta pode ser útil em viagens e para praticar uma nova língua.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Google Tradutor faz traduções de conversas em tempo real. A ferramenta “Conversa” possibilita que o usuário escolha duas línguas diferentes e tenha diálogos com tradução simultânea. O recurso é útil para quem viaja e desconhece o idioma local ou para se comunicar com estrangeiros que visitam a cidade onde vive.

A ferramenta está disponível apenas para smartphones Android. Confira, no passo a passo abaixo, como utilizar a função "Conversa" do Google Tradutor.

Google Tradutor permite conversar em tempo real em dois idiomas diferentes (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo) Google Tradutor permite conversar em tempo real em dois idiomas diferentes (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Google Tradutor permite conversar em tempo real em dois idiomas diferentes (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Passo 1. Abra o Google Tradutor e escolha a opção “Conversa”. Para selecionar os idiomas do diálogo, basta tocar sobre os nomes.

Clique no item "Conversa" do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Clique no item "Conversa" do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Clique no item "Conversa" do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Na tela seguinte, surgirá uma lista com as opções disponíveis. É só escolher um idioma e manter pressionado o microfone abaixo da língua que será falada no momento. O serviço do Google, imediatamente, irá interpretar e redigir na tela o que foi dito nas duas línguas, além de pronunciar a tradução do diálogo.

Pressione o botão correspondente ao idioma no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Pressione o botão correspondente ao idioma no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Pressione o botão correspondente ao idioma no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Para responder, basta que outra pessoa mantenha pressionado o botão correspondente à sua língua, enquanto fala. O Tradutor oferece ainda a opção de tradução automática, na qual pode-se falar à vontade, sem pressionar qualquer botão. Ao tocar sobre a opção, o app reconhece automaticamente o que está sendo dito e traduzirá logo em seguida. No entanto, o método pode ser mais lento e apresentar mais falhas.

O Google Tradutor também oferece tradução automática (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) O Google Tradutor também oferece tradução automática (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O Google Tradutor também oferece tradução automática (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O Google Tradutor é confiável? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo