Por Equipe HostGator Brasil

Como encontrar a melhor hospedagem de sites para você Como encontrar a melhor hospedagem de sites para você

Quando você não trabalha com tecnologia acaba tendo um pouco de dificuldade para compreender quais critérios são importantes para analisar um serviço de hospedagem de sites. Para isso, diversos sites que conhecem do assunto, dedicam seu tempo para testar e escrever sobre os serviços disponíveis no mercado.

Através de rankings esses especialistas avaliam os serviços levando em consideração uma série de critérios. Para te ajudar, fomos atrás das informações e resumimos tudo para você.

Primeiro, o que é hospedagem de sites?

Para que o seu site fique online na internet é preciso de dois componentes essenciais, o domínio e a hospedagem. Para entender melhor qual é a diferença entre eles, imagine que o seu site é uma casa.

Para construir a casa você precisa de um endereço, que é a indicação do local onde a casa se encontra - esse é o domínio. Já a hospedagem é o terreno onde você vai colocar todos os materiais necessários para construir a casa, na nossa analogia são todos os arquivos que compõem o site: textos, imagens, e-mails etc. Ficou melhor de compreender?

O que a melhor hospedagem de sites deve oferecer?

Agora que você já sabe que a hospedagem é aquela que vai armazenar todos os arquivos do seu site, já deu para entender que ela precisa ser de qualidade. Não é mesmo? Dentre todos os itens analisados pelos sites especializados, alguns podem ser considerados básicos mas certamente são essenciais para determinar a melhor hospedagem de sites. Entenda cada um dos fatores:

1. Suporte: na internet as coisas podem acontecer em qualquer horário, por isso é importante que o seu fornecedor de hospedagem ofereça suporte 24 horas, pois nunca se sabe quando algo vai acontecer, não é mesmo? Além disso, outro fator importante é o atendimento, muitas empresas oferecem suporte apenas em inglês e optar por uma que tenha a equipe de atendimento em português pode facilitar tudo nos momentos difíceis.

2. Estabilidade: você precisa que o seu site esteja online o tempo todo, e é para isso que o uptime existe. Normalmente fornecido em percentual de tempo, ele define a disponibilidade de um servidor, ou seja, quanto maior for a porcentagem, maior é a garantia de que o seu site estará disponível. Por exemplo, a HostGator oferece 99,9% de uptime.

3. Armazenamento: também conhecido como espaço em disco, é o limite de espaço que o conteúdo de um site pode utilizar dentro do servidor. Ao planejar seu site, é importante estimar quanto de espaço seu site irá utilizar para escolher a melhor opção.

4. Transferência: aqui estamos falando sobre a quantidade de dados que podem ser transferidos para a hospedagem. Sabe quando você precisa atualizar o site? Quando você faz upload de imagens ou qualquer outro conteúdo, é o recurso de transferência que será utilizado.

5. Painel de controle: ele serve para facilitar a administração do site e dos recursos da hospedagem sem que o usuário precise ter conhecimentos técnicos. Na hospedagem de site HostGator o painel de controle é o cPanel, um dos gerenciadores mais populares do mercado.

6. Serviços adicionais: também contam pontos na procura pela melhor hospedagem de sites, isso porque tudo que pode facilitar a administração do seu site nunca é demais. Você pode contar com contas de e-mail gratuitas e ilimitadas, serviço de criador de sites, certificado SSL, serviços de segurança e até mesmo domínio grátis.

7. Bom preço: certamente você não quer fazer um investimento muito alto para a criar o seu site. Então, o mais importante é avaliar com cuidado o custo em relação ao benefício. Além do valor, considere todos os pontos anteriores para fazer a comparação.

Com esses 7 pontos, você está no caminho certo para adquirir a melhor hospedagem de sites para o seu projeto.

Reputação: Conheça quem você quer contratar

Agora que você já sabe quais fatores observar, fica a dúvida: será que a empresa é realmente de confiança? Conhecer as marcas mais a fundo é essencial para entender sua presença de mercado e os níveis de satisfação dos clientes. Para fazer isso, você pode buscar informações dos especialistas em hospedagem de sites. Afinal, eles não só conhecem a parte técnica, como também testam a qualidade dos produtos.

Eles normalmente fazem reviews aprofundados dos produtos e outras informações complementares. Além disso, é muito comum encontrar reviews completos e aprofundados a respeito das marcas em si, descrevendo seu histórico, estrutura, atendimento, recursos e outras informações.

Conhecer a empresa antes de realizar a contratação é fundamental para encontrar a melhor hospedagem de sites para você, procure conversar com a equipe de pré-vendas da empresa para esclarecer dúvidas sobre as características dos produtos, pois a hospedagem de site desempenha uma função primordial para o seu site, ela armazena todo o conteúdo e deixa disponível na internet.

Inicie a sua presença online

Aproveite e conheça mais sobre os serviços da HostGator e coloque o seu projeto na internet com produtos desde domínios, hospedagem de sites, criador e aplicações para sites, contas de e-mail, até serviços de segurança como SSL Free, SiteLock e Backup Online. São 10 anos no Brasil com atendimento e suporte totalmente em português e 24 horas por dia.

Equipe HostGator Brasil
MAIS DO TechTudo