Por Paulo Alves, para o TechTudo


Usuários de smart TVs da LG podem enfrentar problema de conexão da Internet Wi-Fi com o aparelho. Falhas do tipo podem ser resolvidas com algumas medidas simples realizadas pelo próprio usuário como, por exemplo, mudar a senha do Wi-Fi, checar a segurança da rede ou alterar o DNS. Nem sempre o erro representa pane de hardware, pois fatores como a configuração de rede do aparelho ou o funcionamento do roteador podem interferir na conectividade.

Veja quatro dicas para solucionar erros que impedem a operação de apps como Netflix e YouTube, entre outras funções smart de TVs da LG.

Quer comprar uma smart TV da LG barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

Certifique-se de que o roteador não é o problema

Antes de investigar problemas na TV, tenha certeza de que o roteador wireless entrega o sinal de Internet de maneira apropriada. Smart TVs não têm mostradores de intensidade como em smartphones. Por isso, é preciso deixar os dispositivos próximos um do outro, sem barreiras físicas consideráveis, para garantir alcance apropriado. Para tirar a dúvida, faça um teste de velocidade pelo celular próximo à TV a partir de serviços como o Fast.com.

Smart TV LG não conecta à Internet Wi-Fi? Veja dicas de como resolver — Foto: Tainah Tavares/TechTudo Smart TV LG não conecta à Internet Wi-Fi? Veja dicas de como resolver — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Smart TV LG não conecta à Internet Wi-Fi? Veja dicas de como resolver — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Verifique a senha

Alguns modelos mais antigos de TVs da LG apresentam incompatibilidade com certos tipos de senha. Caso a sequência de acesso ao Wi-Fi tiver espaços, por exemplo, é possível que a smart TV tenha dificuldade em interpretar o caractere faltante e configure a senha incorretamente. Como consequência, o usuário não consegue usar Internet.

Para resolver, mude a senha do Wi-Fi por uma combinação sem espaços ou símbolos que podem não ser entendidos pela TV e tente conectar novamente. Essa providência, vale lembrar, ajuda apenas aqueles sem conexão nenhuma com a TV.

Troca a senha do Wi-Fi - no roteador e tente conectar com a smart TV LG — Foto: Fernando Telles/Techtudo Troca a senha do Wi-Fi - no roteador e tente conectar com a smart TV LG — Foto: Fernando Telles/Techtudo

Troca a senha do Wi-Fi - no roteador e tente conectar com a smart TV LG — Foto: Fernando Telles/Techtudo

Cheque a segurança da rede

Além da senha, o tipo de criptografia adotado na segurança da rede também pode interferir no funcionamento da Internet na TV. Dê preferência pelo padrão WPA2 de proteção nas configurações do roteador, se alguma outra modalidade estiver ativada no dispositivo. Em seguida, desconecte a TV da rede e conecte de novo para testar se a Internet foi reestabelecida.

Altere o DNS da smart TV

São comuns os casos em que smart TVs da LG com o sistema webOS podem navegar na web, mas não carregam apps conectados. Essa situação é, segundo a LG, provocada por problemas no DNS configurado por padrão pelo provedor de Internet do usuário. Quando isso acontece, o aparelho de TV fica "confuso" e interrompe a conectividade de programas instalados.

A solução envolve apenas a troca dos servidores DNS da TV. Para isso, acesse as configurações de rede e selecione a opção "Configurações avançadas" ou "Configuração manual". Em seguida, substitua os servidores DNS padrões por outros com maior garantia de funcionamento, como o do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) ou Cloudfare (1.1.1.1 e 1.0.0.1).

Opte por DNS do Google ou Cloudflare para obter uma conexão entre TV e Internet mais eficiente — Foto: Fernando Telles/TechTudo Opte por DNS do Google ou Cloudflare para obter uma conexão entre TV e Internet mais eficiente — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Opte por DNS do Google ou Cloudflare para obter uma conexão entre TV e Internet mais eficiente — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Mais do TechTudo