Celulares

Por Fernando Telles, para o TechTudo


O Xperia XZ Premium permite fazer fotos com efeito de profundidade (bokeh). O recurso, que já era popular no mundo da fotografia profissional, ganhou notoriedade entre usuários comuns após a chegada do Modo Retrato ao iPhone 7 Plus. Com a função, é possível desfocar o fundo de uma imagem, mantendo um objeto ou pessoa destacada em primeiro plano.

No tutorial a seguir, veja o passo a passo para tirar fotos com o efeito bokeh no celular da fabricante japonesa. O celular foi lançado pela Sony em 2017.

Foto tirada com efeito bokeh no Xperia XZ Premium — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Passo 1. Abra a câmera do Xperia XZ Premium e siga para os "Aplicativos da câmera". É possível realizar esta ação arrastando o dedo no centro da tela, da direita para a esquerda.

Com a câmera aberta, siga para os "Aplicativos de câmera" — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 2. Selecione o app "Bokeh". Caso o smartphone exiba os termos de uso, marque a caixa de seleção à esquerda e pressione "Aceitar".

Selecione o recurso "Bokeh" e aceite os termos de uso — Foto: Fernando Telles/Techtudo

Passo 3. Em seguida, talvez você deseje alterar a resolução das fotos. Isto pode ser feito no canto superior esquerdo da interface.

Você também pode alterar a resolução da foto, se desejar — Foto: Fernando Telles/Techtudo

Passo 4. Com tudo pronto para a captura, enquadre o objeto a ser fotografado e toque sobre ele para focá-lo. A partir de agora, mantenha a câmera firme nas mãos.

Um pequeno quadrado na tela mostra o ponto de foco da imagem — Foto: Fernando Telles/Techtudo

Passo 5. Pressione o botão do obturador e continue parado. Assim como o smartphone indica, são necessárias duas fotos para que o efeito seja aplicado corretamente.

Passo 6. Ao fim do processamento, é possível ajustar a intensidade do desfoque no fundo da imagem. Nos botões exibidos ao lado, também é possível definir se o borrão será circular, vertical ou horizontal.

É possível alterar a intensidade e a direção do desfoque nas imagens — Foto: Fernando Telles/Techtudo

Passo 7. Para concluir o processo e salvar a imagem, basta tocar no botão central. Depois de armazenada, a foto e suas opções de foco não podem mais ser alteradas.

Após salvar as imagens, não será possível alterá-las novamente — Foto: Fernando Telles/Techtudo

A partir de agora, você já sabe tudo o que necessário para utilizar este efeito que se tornou uma febre na fotografia móvel. Você pode incrementar seus retratos ao escolher ambientes bem iluminados e com bastante distinção entre o objeto em destaque e o fundo da imagem.

Mais do TechTudo