Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Android O permite bloquear a atividade de aplicativos que não estão em uso para poupar a bateria do celular. Desta forma, os softwares não realizam processos que são ocultos para o usuário, mas que continuam consumindo energia. Embora o sistema controle apps mais novos por conta própria, é preciso ajustar os demais manualmente nas configurações.

O recurso é útil também para restringir o funcionamento de apps pesados, como o Facebook. Veja, a seguir, como usar a função que impede que o celular gaste bateria com apps fechados. O procedimento vale para smartphones que já rodam o sistema mais recente do Google, como os Galaxy S8 e S9, Moto Z e o Moto Z2 Force, entre outros.

Aprenda a limitar apps em segundo plano para poupar bateria no Android 8 Oreo — Foto: Luciana Maline/TechTudo Aprenda a limitar apps em segundo plano para poupar bateria no Android 8 Oreo — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Aprenda a limitar apps em segundo plano para poupar bateria no Android 8 Oreo — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Passo 1. Acesse as configurações do celular e toque na opção “Aplicativos”. Neste passo a passo, usamos um celular Galaxy fabricado pela Samsung.

Acesse o menu de aplicativos das configurações do Android 8 — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse o menu de aplicativos das configurações do Android 8 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse o menu de aplicativos das configurações do Android 8 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Na lista de apps instalados, selecione um aplicativo que costuma gastar muita bateria no celular. Em seguida, toque na opção “Bateria”.

Acesse as opções de bateria de um aplicativo instalado — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as opções de bateria de um aplicativo instalado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as opções de bateria de um aplicativo instalado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Aplicativos que não passam pelo controle do Android 8 Oreo exibem, no rodapé, a opção “Permitir atividade em segundo plano”. Se o app em questão mostrar essa função, desligue a chave ao lado para restringir o funcionamento do programa quando não estiver sendo usado.

Remova do aplicativo a permissão para rodar em segundo plano — Foto: Reprodução/Paulo Alves Remova do aplicativo a permissão para rodar em segundo plano — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova do aplicativo a permissão para rodar em segundo plano — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O efeito colateral de limitar os apps tem a ver com as notificações. Chats como o WhatsApp e o Telegram podem apresentar os avisos de mensagens com menos frequência.

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

MAIS DO TechTudo