Como dar boot pelo USB no notebook Samsung Ativ 2

Veja como driblar o bloqueio da fabricante e acessar o controle de inicialização da máquina

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Notebooks Ativ 2 da Samsung, como o modelo NP270E4E, dificultam o acesso à BIOS para configurar o Boot via pen drive. O comando usual com a tecla F2 não funciona no computador, exigindo do usuário um truque extra para entrar nas configurações de boot e desativar a inicialização protegida.

O recurso serve para desencorajar modificações manuais no notebook, como a instalação de um outro sistema operacional, por exemplo. Apesar disso, há uma combinação certa de teclas que pode driblar esse bloqueio. No passo a passo, aprenda a entrar na BIOS e realizar o Boot no Samsung Ativ 2 pelo USB.

Como dar boot pelo USB no notebook Samsung Ativ 2 (Foto: Divulgação/Samsung) Como dar boot pelo USB no notebook Samsung Ativ 2 (Foto: Divulgação/Samsung)

Como dar boot pelo USB no notebook Samsung Ativ 2 (Foto: Divulgação/Samsung)

Passo 1. Desligue o computador no botão de energia. Em seguida, ligue novamente. Enquanto o computador inicializa, pressione várias vezes as teclas F8, F10 e Delete ao mesmo tempo;

Use F8+F10+Delete para abrir a tela de seleção de boot (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Use F8+F10+Delete para abrir a tela de seleção de boot (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Use F8+F10+Delete para abrir a tela de seleção de boot (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 2. A combinação de teclas abre uma janela pop-up. Use as setas do teclado para selecionar a opção “Enter setup” e tecle Enter;

Acesse as configurações de boot do computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Acesse as configurações de boot do computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Acesse as configurações de boot do computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 3. O setup do notebook Samsung permite navegar com mouse pelo menu. Clique em “Boot” e desative as opções “Secure Boot control” e “Fast BIOS mode”;

Desative o boot seguro e o Fast Bios (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Desative o boot seguro e o Fast Bios (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Desative o boot seguro e o Fast Bios (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 4. Em seguida, clique em “Save” para guardar as alterações;

Salve as mudanças nas configurações de bios do computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Salve as mudanças nas configurações de bios do computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Salve as mudanças nas configurações de bios do computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 5. Conecte o pen drive à porta USB do computador. Ao final, clique em “Yes” para salvar e reiniciar;

Conecte o pendrive e salve a mudança (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Conecte o pendrive e salve a mudança (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Conecte o pendrive e salve a mudança (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 6. No momento da reinicialização, tecle a combinação F8, F10 e Delete novamente para entrar na BIOS. Depois, escolha o dispositivo USB na lista para fazer o Boot;

Execute a inicialização via USB na tela de boot (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Execute a inicialização via USB na tela de boot (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Execute a inicialização via USB na tela de boot (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Qual a melhor marca de notebook até R$ 1.500? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo